MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Senador reforça pedido de 600 vagas para o MTE

O parlamentar Paulo Paim (PT/RS) destacou que há uma defasagem de servidores no ministério e que o pedido para a criação das oportunidades já foi encaminhado ao Planejamento

Camila Diodato
Publicado em 21/03/2014, às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
O senador Paulo Paim, filiado ao Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (PT/RS), reforçou pedido para que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorize a realização de concurso público com 600 vagas para auditor fiscal do trabalho. O parlamentar destacou que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já encaminhou uma solicitação para que seja feito um novo processo seletivo.
De acordo com Paim, o Brasil tem um déficit de servidores na carreira já que, atualmente, há apenas 2.759 auditores do trabalho para mais de 200 milhões de ambiente; o que representa um auditor para cerca de 72.490 pessoas.

Leia mais: MTE: Planejamento deve autorizar mais de 800 vagas
A recomendação da Organização Internacional do Trabalho é de haja um auditor fiscal para cada grupo de 20 mil pessoas. Ou seja, o atual índice de funcionários no setor é bem inferior ao ideal.
O petista ainda relatou que a defasagem de profissionais neste cargo produz a faz com que haja apenas apuração de três mil dos 700 mil acidentes do trabalho que acontecem no Brasil.
O cargo
Dentre as funções do auditor fiscal do trabalho estão: o cumprimento cumprir das disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e à medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e de emprego; verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando à redução dos índices de informalidade; verificação do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com o objetivo de maximizar os índices de arrecadação; e cumprimento de acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregados e empregadores.
A colocação de auditor fiscal requer diploma de graduação em qualquer área de atuação, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
* Com informações da Agência Senado
APOSTILAS PARA CONCURSOS. CLIQUE AQUI.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso MTE

MTE
Vagas: 847
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Auditor Fiscal do Trabalho
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: Até R$ 14965,44
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

21/03/2015 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.