Tudo Sobre

Concurso PM

Ministério Público pede suspensão do concurso

Seleção será investigada por suspeitas de fraude no dia da prova



Redação
Publicado em 04/12/2009, às 12h34

O Ministério Público de Pernambuco publicou hoje (4), no Diário Oficial do Estado, a recomendação para que o concurso da Polícia Militar (PM/PE), que oferece 2.100 vagas para o cargo de soldado, seja suspenso pelo prazo de 90 dias.

Denúncias apresentadas ao MP indicam suspeita de fraude e irregularidades na aplicação das provas objetivas, realizadas no dia 22 de novembro, nas cidades de Recife, Petrolina, Garanhuns, Caruaru e Nazaré da Mata.

O Ministério instaurou inquérito civil para apurar as denúncias e solicitou uma série de documentos à Comissão de Concurso da Universidade de Pernambuco (Conupe) e à Secretaria de Defesa Social (SDS) para dar início à investigação.

As secretarias estaduais de Administração e Defesa Social têm cinco dias para informar se vão acatar os termos da recomendação.

De acordo com o promotor de Justiça Eduardo Luiz Silva Cajueiro, que está á frente do caso, a suspensão é necessária “para a conclusão dos procedimentos investigativos em curso, para que se possa apurar com profundidade as irregularidades apontadas, objetivando, ao fim, poder decidir ou não pela anulação da prova objetiva, a fim de que não haja maiores prejuízos para aqueles que, acreditando na lisura do certame, inscreveram-se, em alguns casos com enorme sacrifício financeiro e pessoal, dedicação e horas de estudo”.

A seleção recebeu um total de 103.010 inscritos, sendo a concorrência de 49,05 candidatos/vaga. As próximas fases previstas são exames de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica e, por fim, Curso de Formação Profissional.

Sobre o concurso:

As oportunidades exigem nível médio, Carteira Nacional de Habilitação e idade entre 18 e 28 anos. Além disso, é necessário possuir altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres.

Os salários para a carreira não foram divulgados no edital, mas a expectativa é que gire em torno de R$ 1,2 mil.

(Com informações do Ministério Público de Pernambuco)

Veja também:

PRF: concurso é suspenso por decisão da justiça

+ Resumo do Concurso PM

PM
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: R$ 80,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: IAUPE
Estados com Vagas: PE

+ Agenda do Concurso

04/12/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas