Comissão já está formada

Concurso TCE GO 2019: seleção segue em análise

Comissão do concurso TCE GO 2019 já realizou estudos da carência de pessoal. Seleção agora depende de parecer da presidência

5,00(100.0%)1 voto(s)

Fernando Cezar Alves
Publicado em 29/05/2019, às 12h34 - Atualizado em 08/08/2019, às 09h01

Concurso TCE GO 2019 - Sede do Tribunal de Contas do Estado do Goiás
Divulgação

O concurso TCE GO 2019 (Tribunal de Contas do Estado de Goiás) segue em pauta. A comissão do certame, formada em 16 de janeiro, já concluiu o levantamento das necessidades do órgão. Agora, aguarda um parecer da presidência do órgão para dar prosseguimento aos próximos passos necessários, que incluem a elaboração do edital  e escolha da banca organizadora. Somente após estes procedimentos poderá ser confirmada alguma previsão de quando o edital de abertura de inscrições poderá ser efetivamente publicado.  

A comissão do concurso é presidida pelo conselheiro substituto Flávio Rodrigues e contará, ainda, com os seguintes servidores: Claudia Mendonça de Melo Queiroz, do gabinete da presidência; Ana Tereza Elias Siqueira, da gerência de gestão de pessoas; Vitor Gobato, da secretaria de controle externo; e Bruno Batista de Carvalho Luz, diretor de governança, planejamento e gestão.

 

Concurso TCE GO 2019 - Saiba como foi a última seleção

O último concurso TCE GO ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 55 vagas para a carreira de analista de controle externo, que exige nível superior e oferecia, na época, inicial de R$ 7.018,03.  A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.

A seleção contou com oportunidades para diversas áreas de especialização, com provas versando sobre conhecimentos gerais e específicos.

A parte de conhecimentos gerais contou com o seguinte conteúdo programático:

Língua Portuguesa: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.


Noções de Direito Constitucional: Princípios Fundamentais: fundamentos, objetivos e princípios da República Federativa do Brasil segundo a Constituição Federal em vigor. Direitos e Garantias Fundamentais: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Direitos Sociais; Nacionalidade; Direitos Políticos. Organização do Estado: Dos Estados Federados; Dos Municípios; Da Administração Pública; Dos Servidores Públicos. Organização dos Poderes: Poder Legislativo, Poder Executivo, Poder Judiciário, Constituição do Estado de Goiás.

Noções de Direito Administrativo: Administração Pública: conceitos; natureza e princípios básicos. Organização administrativa. Administração direta e indireta. Autarquias e fundações públicas. Empresas públicas. Sociedades de economia mista. Entidades paraestatais. Atos Administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. Contratos administrativos: conceito, peculiaridades e interpretação do contrato administrativo. Formalização, execução, inexecução, alteração e rescisão de contrato. Licitação: conceito, princípios, finalidades, objeto, modalidades. Lei nº 8.666/1993 com alterações (licitações e contratos na Administração Pública). Lei nº 10.520/2002 (Pregão). Organizações Sociais (Lei nº 9.637/1998). Organizações da
Sociedade Civil de Interesse Público (Lei nº 9.790/1999 com alterações).Consórcios Públicos (Lei nº 11.107/2005). Parcerias Público-Privadas (Lei nº 11.079/2004 com alterações). Controle Externo: Sistemas de controle externo. Controle externo no
Brasil. Regras constitucionais sobre o controle externo. Tribunais de Contas: Natureza jurídica, competência, jurisdição, composição, deliberações e eficácia das decisões. Tribunal de Contas do Estado de Goiás: Competência e jurisdição. Organização. Lei Complementar nº 101/2000 (com alterações posteriores): Transparência, Controle e
Fiscalização. Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Goiás - Lei Estadual nº 16.168, de 11/12/2007 (com alterações posteriores).

Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Goiás - Resolução nº 22, de 04/09/2008 (com alterações posteriores). Legislação Específica do Estado de Goiás: Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Goiás - Lei Estadual nº 16.168, de 11/12/2007 (com alterações posteriores). Regimento Interno do Tribunal de Contas do
Estado de Goiás - Resolução nº 22, de 04/09/2008 (com alterações posteriores). Lei Estadual nº 10.460, de 22/02/1988 (com alterações posteriores) - Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Goiás. Lei Estadual nº 13.800, de 18/01/2001 (com alterações posteriores).  
 

Material de estudo para o concurso


Quem busca se preparar para o concurso TCE GO pode estudar através de apostilas especializadas, além de cursos online e presenciais ou assinaturas para acesso ilimitado.

Vale ressaltar que, antes de iniciar os estudos, é importante ver se o conteúdo programático está de acordo com o novo edital ou, caso ele ainda não tenha sido divulgado, se está elaborado com base no conteúdo programático do último edital publicado pela TCE GO, desde que a organizadora seja a mesma do novo concurso.

Existem bancas examinadoras que aplicam diferentes critérios, como questões de múltipla escolha, caráter eliminatório ou certo/errado. Portanto, a atenção aos detalhes é fundamental para o seu melhor rendimento no processo de seleção. Também fique atento aos diferenciais oferecidos, a quem são os professores e os materiais de apoio disponibilizados. 

Os professores especializados em concursos costumam dizer que estudar com provas anteriores é sempre uma ótima opção para ganhar experiência e conhecer o estilo de prova da organizadora.

Prova anterior TCE GO

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou provas anteriores de TCE, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.

Acompanhe todos os detalhes do concurso TCE GO

Comentários

Mais Lidas