MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Técnicas valiosas de estudo para concurso público

Confira dicas de estudos para se sair melhor nas provas dos concursos para os todos os níveis e áreas de atuação!

Publieditorial
Publicado em 23/04/2018, às 14h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Você, concurseiro, que está há muito tempo prestando diferentes concursos, muitas vezes deve se perguntar: “O método de estudos que eu estou utilizando é mesmo eficaz?”. O principal a se ter em mente é saber que todo momento dedicado aos estudos é precioso. Isso pode trazer vários insights a respeito de organização e cronograma de atividades. Então, ânimo e perseverança, porque algumas dicas podem lhe auxiliar, e muito, nessa missão que é passar em concurso público!

Faça uso de estratégias

1) Saiba exatamente qual o conteúdo a ser estudado. Explore tópicos, subtemas, e use o seu edital guia para desvendar exatamente qual o assunto a ser explorado!

2) Tenha um objetivo para a sua sessão de estudos: No momento em que o concuseiro para e decide iniciar o ciclo de estudos, a cabeça pode ficar divagando e o estudo render muito menos, caso não seja determinado um objetivo. Lembre-se: Tempo, atividade e resultado são essenciais!  Se você envolve esses três elementos, a sua sessão de estudos pode ser muito mais concentrada e proveitosa.

3) Cronograma de estudos é algo que ajuda muito também (estabeleça prioridades que abordam desde atividades rotineiras até atividades específicas, determinando um horário para elas). Neste momento, redes sociais e de contato, como Facebook, Whatsapp e Instagram devem ficar de lado. Concentração é a palavra de ordem!

4) Prepare um material para sua revisão: Faça anotações, resumos, esquemas, um mapa mental... Ah, e complemente também com comentários, ideias novas. Aposte na criatividade sublinhando trechos de textos com canetas coloridas ou adicionando post its em alguns materiais.

5) Recapitule e revise constantemente. Enquanto você está estudando, de tempos em tempos faça uma pausa e relembre aquele tópico que ficou para trás. Assim, a sua memorização será mais eficiente. Ensaie, repasse todo o aprendizado adquirido em sua cabeça e estabeleça um check list com os temas mais relevantes.

6) Teste seus conhecimentos. A cada sessão de estudos, defina de 7 a 10 questões, para avaliar como aquele conteúdo pode ser cobrado em uma prova. Um simulado, quando você se sentir mais preparado, é uma ótima alternativa! Resolver questões de provas anteriores para treino seria uma boa pedida, já que algumas questões tendem a ser similares, mesmo que a prova tenha acontecido em anos anteriores.

Quer saber mais detalhes sobre dicas e técnicas para obter sucesso nos estudos?

Acesse um conteúdo exclusivo apresentado pela Logga CursosCadastre-se e assista a 6 vídeos do professor Marco Ferrari, com dicas para manter o foco e passar no concurso público.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.