Edital previsto para julho

Presidente do TJ MA confirma que concurso tem previsão de 63 vagas

Expectativa é de que o novo concurso público do TJ MA (Tribunal de Justiça do Maranhão) conte com oportunidades para o cargo de oficial de justiça, que não conta com nova seleção desde 2009. Exigência de nível superior em qualquer área

Fernando Cezar Alves
Publicado em 06/03/2019, às 10h51 - Atualizado em 26/04/2019, às 10h59

Sede do Tribunal de Justiça do Maranhão
Divulgação

O presidente do TJ MA (Tribunal de Justiça do Maranhão), desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, confirmou, em nota de esclarecimento na página do órgão, que o novo concurso público que será realizado pelo tribunal conta com previsão de preenchimento de 63 vagas. De acodo com as últimas informações do órgão, já foi concluída a elaboração da minuta do termo de referência do certame, necessária para a contratação da banca organizadora, que deve ser anunciada em breve. A expectativa é de que o edital de abertura de inscrições seja publicado em julho.

Embora confirmações sobre oferta e cargos ainda não estejam oficializados, de acordo com a conselheira Iracema Maria Valle, as oportunidades deverão ser para o cargo de oficial de justiça. Também são cogitadas oportunidades para os cargos de técnico e analista judiciário.

Para concorrer a oficial é necessário possuir curso de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial ainda será confirmada.

O último concurso para o cargo ocorreu em 2009, quando foram oferecidas 74 vagas. A organizadora foi o Instituto Ieses e a seleção contou com provas objetivas, prova discursiva, prova prática de digitação e análise de títulos.

A parte objetiva contou com 40 questões, sendo dez de língua portuguesa, dez de noções de informática, dez de matemática e raciocínio lógico e dez de organização judiciária estadual.
Já em conhecimentos específicos foram 40, sendo 20 de noções de direito civil e direito processual civil e 20 de noções de direito penal e de direito processual penal.

A prova discursiva contou com cinco questões práticas, versando sobre o conteúdo de conhecimentos específicos.
  

Mais Lidas