MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Trabalhar e se preparar para concursos

O fato de você estar trabalhando não lhe impede em nada de prestar um concurso público e ter chances reais de passar. O que impede uma aprovação é não ter força de vontade e disciplina

Eduardo da Rocha
Publicado em 13/10/2017, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Certamente você já deve ter escutado outras pessoas dizerem que trabalhar e estudar para concursos é algo impossível. Mas será que isso é verdade?
Você trabalha e acha que isso é motivo suficiente para não se dedicar a um concurso no qual tem interesse?
Se você realmente acredita nisso, é melhor rever seus conceitos e prioridades. Isso porque o fato de você estar trabalhando não lhe impede em nada de prestar um concurso público e ter chances reais de passar. O que impede uma aprovação é não ter força de vontade e disciplina para correr atrás dos seus sonhos e objetivos de vida.
Hoje em dia existem inúmeros casos de sucesso em que as pessoas que trabalhavam e estudavam obtiveram resultados expressivos (por vezes até melhores do que as pessoas que possuíam a integralidade de seu tempo dedicado aos estudos).
Parece algo inacreditável, mas é verdade! Agora você deve estar se perguntando: “como fazer para trabalhar e estudar para concursos?”.
Vamos a algumas rápidas dicas que podem lhe auxiliar nessa maratona: 

Planeje sua rotina de estudos 

Quantas horas do seu dia você dedica ao trabalho? Diante disso, qual é o tempo que lhe sobra para estudar para concursos? Procure definir bem esse tempo e veja qual a melhor forma para conciliar essas duas atividades. Por exemplo, se você trabalha das 8h às 18h, use os intervalos de maneira programada para resolver questões ou revisar a matéria. Se você usa transporte público para se deslocar para o trabalho, utilize esse tempo para leituras mais simples, que não exigem tanta concentração. Parece pouco mas se você estudar 30 minutos nesse trajeto todos os dias em um mês terá estudado 10 horas a mais (considerando 20 dias de trabalho). Mais importante que estudar por muitas horas seguidas é adquirir o hábito de estudar e o fazer de maneira planejada.

Ads

Aulas gratuitas para concursos 
Transmissões diárias e gratuitas ao vivo. Fique ligado e inscreva-se para aulas na sua área de estudo. Confira!


Não leve trabalho para casa 

Ainda que você não tenha terminado as tarefas do trabalho, não leve nada para finalizar em casa. Caso seja necessário, fique até mais tarde para resolver todas as pendências, mas não confunda seu local de estudo com seu local de trabalho. Seu cérebro precisa entender e se habituar a sua nova rotina. Deixe todos os problemas do trabalho para trás e concentre-se no que realmente importa nesse momento.

Não perca o foco 

É comum ver pessoas que trabalham e estudam para concursos acabarem desistindo depois de um certo tempo. Muitos deles alegam que o cansaço e a falta de tempo são os responsáveis por sua desistência do concurso público. A verdade é que o grande motivo para a sua desistência está na perda do foco.
Isso mesmo! Embora a vida fique bem mais corrida quando se trabalha e estuda para concursos, se você mantiver o foco em alcançar a sua aprovação no concurso, nada será forte o bastante para lhe tirar desse caminho, nem mesmo o cansaço ou a falta de tempo. Tenha em mente o que você quer para a sua vida e corra atrás disso, com determinação e força de vontade. A dor, o cansaço, a falta de tempo são fatos passageiros, mas o cargo público é para sempre.

Prefira cursos onlines a cursos presenciais 

Se a falta de tempo é algo que você tem como impeditivo para não procurar um cursinho preparatório para estudar os assuntos que serão cobrados no seu concurso, então a dica para resolver esse problema é fazer um curso online. Se o seu problema é justamente a falta de tempo, o que justificaria o deslocamento diário para um curso presencial? Nos dias atuais isso não é mais preciso devido ao grande leque de opções online.

Pense nas pessoas que ama 

Mais uma vez remoto à falta de tempo. Se hoje você trabalha demais e julga ter pouco tempo, pense na qualidade de vida que você poderá dar a pessoas que ama e o quão importante será a sua aprovação para sua família. Já pensou em ter mais tempo com sua família? Já pensou em poder dar uma estabilidade a eles? Depende do seu sacrifício. Depende de você!
Eduardo da Rocha é auditor-fiscal do Tesouro Estadual de Pernambuco (ICMS-PE), coach e professor de legislação tributária do Estratégia Concursos
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.