MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Transformando pensamento em realidade

Não é fácil assumir a postura de um vencedor, não é fácil enfrentar pessoas que não acreditam em nossos sonhos, não é fácil sair da zona de conforto. Tudo precisa de um primeiro passo...

Júlio Raizer
Publicado em 04/01/2017, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Não é fácil assumir a postura de um vencedor, não é fácil enfrentar pessoas que não acreditam em nossos sonhos, não é fácil sair da zona de conforto. Tudo precisa de um primeiro passo, tudo precisa de um pensamento e um meio para ser realizado.
Quero começar convidando você para fazer uma experiência. Imagine concentrado, imagine de verdade, entrando na história e seguindo calmamente os passos da situação descrita abaixo:
Visualize sua casa. Não precisa ser a casa onde você mora, pode ser a casa com a qual você sonha. Visualize a cozinha da sua casa, não precisa ser a cozinha que você tem, imagine aquela que você gostaria de ter.
Pense nas cores da parede, do chão. Pense se ela terá janela ou não.  Visualize os móveis e eletrodomésticos que você gostaria de ter. Decore-a da maneira desejar, não existem limites para a imaginação! 
Continue imaginando, e veja uma geladeira, daquelas bem bonitas. Em pensamento, vá até a geladeira. Caminhe calmamente até onde ela está. Segure a porta, e puxe. Ouça o barulho da borracha nova de vedação. Sinta o leve esforço que você faz para puxar a porta.
Pare por um instante em frente a geladeira, e sinta o frescor do ar gelado refrescando seu corpo, aquele ventinho que sai e por instantes gela sua perna. Sinta o aroma dos mantimentos, e veja como ela está cheia. Sim, ela está cheia!
Preencha a geladeira com as coisas que você gosta. Imagine onde quer cada coisa. Água, sucos, refrigerantes, queijo, presunto, ovos, legumes, verduras. Aquela luz bonita iluminando todo o interior. Ela está repleta de coisas gostosas.
Agora, eu quero que você procure um limão. Sim, existe um limão nessa geladeira. Provavelmente ele esteja numa gaveta na parte inferior. Abrindo a gaveta você avista limões viçosos, suculentos, brilhando em sua superfície. A casca verde e lisinha. Você o encontra, sente a casca da fruta geladinha, e uma consistência suculenta. Ele está cheio de suco, e é possível sentir com as mãos como ele está bem preenchido. Você retira o limão, leva até a pia, coloca sobre ela, procura uma faca. Enquanto está sobre a pia, devido ao choque térmico, o limão fica com a casca levemente suada, e seu exterior com um verde vivo, parece brilhar ainda mais.
Com a faca em mãos você está agora cortando o limão. Posiciona e firma o fio contra a casca. Um som bom de ouvir faz com que você conclua que a casca foi cortada, e o fio continua descendo para separar o limão, lentamente partindo-o em duas partes iguais, dividido ao meio. A faca fica com um pouco de suco, aquele suco gelado do limão. Você então pega uma das partes, e pinga o suco azedo em sua língua, sentindo o sabor daquele líquido gelado e refrescante.
Conseguiu imaginar? Ao imaginar, em algum momento você salivou pensando no limão e no suco daquela fruta? Teve uma sensação de que realmente o limão pingava em sua boca? Sim, você deve ter salivado. Mas o limão não era real, a situação não era real. Como foi possível que o corpo respondesse fisicamente a algo apenas imaginado?
Essa é a prova de que quando imaginamos algo com vontade e determinação, nosso corpo todo corresponde a isso.
Nosso corpo obedece aquilo que nossa cabeça pensa. O corpo por si não distingue imediatamente o que está em nossa cabeça e o que está ao nosso redor. Basta acionarmos nosso cérebro, que num instinto de preservação, o nosso corpo acionará os dispositivos necessários para a produção física de substâncias que serão utilizadas em prol daquilo que pensamos. Assim ganhamos força, assim superamos obstáculos, assim protegemos a nós mesmos. Quem nunca agiu de maneira inesperada num determinado momento de tensão? Você não sabe a altura que pode saltar, até ser obrigado a saltar para fugir de algum imprevisto.
Temos respostas corporais reais, aos impulsos criados pelo nosso cérebro. A capacidade da nossa mente é fascinante. O poder que temos para expressar na realidade, aquilo que imaginamos, é gigantesco.
Para realizar algo, basta que antes imaginemos confiantes e sem duvidar da poderosa capacidade da nossa força de vontade. A ação é uma consequência dos nossos planos. Agir é materializar o pensamento. Se pensamos coisas ruins, agiremos de maneira ruim. Se pensamos coisas boas, faremos coisas boas. Se pensamos em não desistir, não desistiremos. O homem foi capaz de feitos incríveis, que viraram reais, depois de terem sido pensados.
Pense que é um vencedor, acredite que é um vencedor, e seu corpo agirá como o corpo de um vencedor. Pense que é corajoso, imagine coragem, e seu corpo agira como o corpo de alguém destemido. Cultive o sonho de chegar aonde você deseja, e seu corpo trabalhará com todas as forças para que você chegue.
A vitória pertence a quem acredita nela por mais tempo.
Júlio Raizer é formado em história pela Universidade Paranaense, mestre em ciências sociais pela UFPR, professor e coordenador de docentes no AlfaCon Concursos Públicos.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.