MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Três décadas de amor e dedicação

Ela atua há trinta anos como auditora fiscal da Receita Federal em Belém (PA). Aos 57 anos, Cecília Inácia Machado, conhecida por todos na região como Nena, relembra a sua trajetória na área pública com empolgação e orgulho.

Redação
Publicado em 30/04/2010, às 15h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Ela atua há trinta anos como auditora fiscal da Receita Federal em Belém (PA). Aos 57 anos, Cecília Inácia Machado, conhecida por todos na região como Nena, relembra a sua trajetória na área pública com empolgação e orgulho. A paraense, que começou a trabalhar desde cedo no comércio do pai, diz que aprendeu com ele a ser uma pessoa honesta, trabalhadora e principalmente disciplinada. “Tenho seis irmãos e os meus pais sempre foram muito presentes em nossas vidas. Quando não estávamos estudando, ajudávamos no comércio que abria todos os dias, das 6h às 22h. Meu desempenho sempre foi cobrado”, lembra.

Logo cedo percebeu que tinha facilidade com a área contábil e decidiu seguir a carreira. Após concluir a graduação na Universidade Federal do Pará (UFPA), Nena arrumou um emprego em uma concessionária, onde atuou por dois anos, e também trabalhou por um tempo em uma indústria de couros. Entretanto, percebeu que na área pública conseguiria um emprego mais estável e com salários maiores.

Persistente e determinada, ela prestou vários concursos antes da tão sonhada aprovação. Entre os principais, destacam-se: auditor fiscal do INSS, auditor fiscal do Trabalho, auditor fiscal da Previdência Social e diversos órgãos para a função de contador. “Dedicava-me muito aos estudos. Fazia da aprovação no concurso o meu objetivo de vida. O meu estudo começava pelo programa porque estabelecia grau de prioridades das matérias do concurso, sempre em ordem decrescente de importância”, relata.

Em 1980, a servidora foi aprovada para ser auditora fiscal da Receita Federal. Mas, o que pareceria improvável aconteceu: Nena não aceitou o cargo. Na época, ela trabalhava como auditora fiscal da Previdência Social e os vencimentos eram iguais nas duas funções. Mas com a unificação da Previdência Social com a Receita Federal ela passou a ocupar o cargo no órgão e atua na área de Malha Fiscal de Pessoa Física.

A auditora afirma adorar a sua profissão, apesar da responsabilidade e da atenção que a carreira exige. Aos concursandos que buscam uma oportunidade nessa área, Nena aconselha ter calma, nunca desistir e estudar cada vez mais até alcançar seu objetivo.Além da paixão pelo trabalho, ela acumula mais três: as duas filhas e o marido. Casada com Antônio, que era técnico em eletrotécnica na companhia energética do Pará e agora está aposentado, Nena se orgulha da independência e coragem de Bruna, 23 anos, e Bianca, 27. A mais velha é engenheira sanitarista e estudante de doutorado em Florianópolis (SC) e a caçula é assessora de imprensa em São Paulo.

Mesmo com uma saudade imensa das filhas, Nena jamais pensou em pedir para que elas abandonassem os seus sonhos. “Procuro fazer o possível para alcançar os meus objetivos e minhas filhas herdaram isso de mim”. A falta é preenchida por milhares de telefonemas e viagens. A auditora possui férias acumuladas, o que facilita os encontros. Nas horas vagas, ela ocupa o seu tempo lendo e escutando notícias e músicas. Gosta também de cozinhar, cuidar da casa e conversar com a família.

Bruna, que mora em São Paulo, pensou diversas vezes em seguir a carreira da mãe, por isso, além de jornalismo, formou-se em secretariado bilíngue, mas afirma que ama mesmo é escrever. “É fantástica a luta que minha mãe trava quando quer algo. Herdei dela a determinação e o foco. Quando queremos algo, não desistimos até conseguir. Ela é o maior exemplo da minha vida e se um dia eu chegar à metade do que ela é, já vou me considerar uma vitoriosa”, afirma a filha coruja.

Realizada em todos os campos de sua vida, Nena acredita que sua felicidade deve-se à estrutura familiar. Prestes a completar trinta anos de casada em maio, a auditora garante que haverá comemoração. “Tenho a profissão que lutei muito para conseguir, um casamento feliz e duas filhas que me tornam realizada como mulher, mãe e pessoa. Eles me dão força e energia para procurar a cada minuto mais e mais vida”, completa.

Samantha Cerquetani/SP

Veja também:

A vida em parágrafos

O óbvio não é o caminho

Missão: controlar a diabetes

Consultoria por tempo determinado

Acontece nas melhores famílias 


Vida de Camila

“A gente não pode ser mero espectador”

O valor do conhecimento

Um homem movido à música

“Vivo acreditando que tudo vai dar certo”

Concurso pra que te quero

Na raça

É bonita, é bonita e é bonita

O céu é o limite

Fazendo e acontecendo

É como em um filme de guerra!

A plenos pulmões

Do ócio criativo, a invenção do tempo

Na bagagem, histórias de outros destinatários

O silêncio deu à luz o estrondo

Com a varinha nas mãos: mais natureza na cidade


Quando o impossível é invisível aos olhos

Uma funcionária excepcional


Depois do pôr-do-sol

Cheddar, molhos especiais e cifras extras

Ergueu no patamar quatro paredes sólidas

Nas férias: lições de latim e direito

Abra a boca e feche os olhos

Entre pilhas de livros e pesadelos

“Passei em 1º lugar no concurso da Sabesp”

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos A vida em parágrafos

A vida em parágrafos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

30/04/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.