MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Véspera de prova

Quando uma prova está se aproximando aumentam os níveis de ansiedade e preparação dos candidatos. Muitos pecam por não realizarem tarefas/ações básicas que são indispensáveis para a realização de uma boa prova

William Douglas
Publicado em 29/07/2016, às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Quando uma prova está se aproximando aumentam os níveis de ansiedade e preparação dos candidatos. Muitos pecam por não realizarem tarefas/ações básicas que são indispensáveis para a realização de uma boa prova, por isso, elaborei um texto com dicas, retiradas de meu livro Como passar em provas e concursos, que podem ser aplicadas em todas as provas que você enfrentar. Vamos a elas:
Nos dias que antecedem a prova, busque a motivação correta. Não reclame da prova. Ela existe e faz parte da carreira que você escolheu. Então, vá fazer a prova e passe. E, se não passar, não tenha vergonha, porque existe uma fila. Prepare-se mais para a próxima.
Nenhuma prova tem o poder de vencer você. Se não passar, lembre-se que outras virão e que todos os grandes vencedores já passaram por isso. E, por favor, lembre-se: você já estudou alguma coisa... então, faça o melhor que puder. E boa sorte!
Cuide da sua preparação mental. Visualize-se calmo e tranquilo na prova. Ao rever a matéria procure focar em seus resumos e provas anteriores, ler novos assuntos pode confundir mais do que ajudar. 
Não se esqueça de traçar um plano de ação. Você conhece o local da prova? Sabe como fará para chegar nele? Seu cartão de inscrição e documentos estão separados e em dia? Mantenha tudo em um mesmo lugar para evitar esquecimentos. Não dê chance para o azar. 
Não dê chance também para aborrecimentos, evite brigas e discussões. Você está em ritmo de concentração e estresse não faz parte disso. Tenha paciência com familiares e amigos e desencane.
Você deve levar algo para comer e beber durante a prova, algo que seja acessível e que não vá atrapalhar mais do que ajudar. Pense também no que irá vestir. Roupas leves para o clima quente e um casaco para o caso de um ar condicionado poderoso pode ser uma boa combinação.
No dia antes da prova, nada de dormir tarde, cansaço é uma das principais fontes de desconcentração, nada de aventuras... o dia antes da prova não é o dia ideal para testar aquele restaurante novo ou fazer uma trilha pela primeira vez e nada de desânimo: amanhã é um grande dia!
Espero que tenha gostado das dicas de véspera e que faça uma boa prova!
William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas Como Passar em Provas e Concursos e As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. Site: www.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2 e William Douglas - Facebook).
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.