MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Orçamento 2015 é sancionado por Dilma Rousseff

Projeto de Lei Orçamentária deste ano prevê a abertura de 27.917 vagas a serem preenchidas por meio de processos seletivos. Em breve, MPOG deve começar a autorizar novos concursos

Camila Diodato e Camila de Lira
Publicado em 22/04/2015, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Um mês depois de ser aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 foi, finalmente, sancionado pela presidente Dilma Rousseff. 
Para aqueles que esperam por concursos, a aprovação do Orçamento de 2015 é uma excelente notícia, uma vez que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) só pode liberar a autorização de novos processos seletivos em órgãos federais após essa etapa.

Prepare-se para o concurso do Governo Federal

Vídeoaulas para Concursos FederaisEdição Digital do Jornal dos Concursos
O documento aprovado pela presidente em 20 de abril e publicado no Diário Oficial da União no dia 22 veio com algumas alterações em relação ao projeto inicial. Na lei que chegou ao Congresso, estava prevista a abertura de 28.957 vagas. Já no documento aprovado por Dilma, o número estava em 27.917.

Veja também:o perfil do novo Ministro do Planejamento

Outras informações sobre o Orçamento 2015


No documento consta a previsão de abertura de 321 vagas para o poder legislativo; 9.222 para o poder Judiciário - sendo que destas, 6.956 serão voltadas apenas para a Justiça Eleitoral; 1.879 vagas para o Ministério Público; 3.897 para a Defensoria Pública da União e 12.598 para o Poder Executivo.
Das oportunidades que serão abertas para o Poder Executivo, consta a previsão é de sejam abertas até 8.222 vagas para o MEC (Ministério da Educação), ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros; 550 para o Insaes (Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior), dentre outros. 
Além disso, neste ano, a quantidade de vagas a serem preenchidas será de 44.595, sendo que para 2014 era de 68.172. Vale ressaltar que o total seria de 45.582, mas houve dois vetos presidenciais que ocasionou na diminuição do número.

Com isso, cresce a expectativa para que os concursos tão aguardados para 2015 sejam finalmente autorizados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Os concursandos devem aproveitar o tempo para estudar, pois é grande a concorrência nas concursos dos órgãos federais. Para se ter uma ideia, há seleções, como o do INSS, cujo o número de inscritos chega a quase um milhão - no processo seletivo de 2012, 904.459 pessoas disputaram a carreira de técnico do seguro social. Como já dito por diversos especialistas ao JC, quanto preparado o candidato tiver, maior será a possibilidade dele ingressar no órgão desejado.
Dentre os órgãos que aguardam o aval do MPOG, estão o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal do Brasil (RFB), Ministério da Fazenda, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Advocacia-Geral da União (AGU) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

* Matéria atualizada em 22 de abril de 2015 às 15h22min
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Governo Federal

Governo Federal
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Vários cargos
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

21/04/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.