MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

320 vagas em cursos técnicos gratuitos

As inscrições começam nesta segunda, dia 14, e vão até 25 deste mês. Podem participar candidatos que tenham co

Redação
Publicado em 11/05/2007, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições começam nesta segunda, dia 14, e vão até 25 deste mês. Podem participar candidatos que tenham concluído o ensino médio (antigo segundo grau) ou que estejam cursando a terceira série deste nível. Os alunos que cursaram as três últimas séries na rede pública, em escolas da Cidade Tiradentes, na Zona Leste/SP, terão acréscimo de 30 pontos em relação ao resultado obtido nas provas 


A partir desta segunda-feira, dia 14, serão recebidas as inscrições para mais um Processo Seletivo da Escola Técnica de Saúde Pública "Cidade Tiradentes", instituição de ensino localizada na Zona Leste de São Paulo.

No total, são 320 vagas em cursos gratuitos, distribuídas entre as seguintes áreas: Análises Clínicas, Farmácia, Higiene Dental e Gestão de Serviços de Saúde. Os referidos cursos contam com turmas nos períodos da manhã e da tarde (40 vagas cada).

Podem inscrever-se candidatos que tenham concluído o ensino médio (antigo segundo grau) ou que estejam cursando a terceira série deste nível.

Provas

Os candidatos inscritos serão submetidos a uma prova Objetiva, de Conhecimentos Gerais, contendo 50 questões de múltipla escolha que versarão sobre Língua Portuguesa e Matemática (15 pontos cada), Biologia (10) e Física e Química (5 pontos cada).

O exame será elaborado conforme o programa a seguir:

• Português: Interpretação de textos; Substantivos: próprio, comum, simples, composto, coletivo, gênero, número e grau; Artigos; Preposição; Pronomes e colocação pronominal; Adjetivos; Verbos e conjugação verbal; Comparação de palavras entre si: sinônimo e antônimo; Acentuação e pontuação. Divisão silábica; Sílaba Tônica; Ordem alfabética; Concordância verbal e nominal; Classificação das palavras quanto ao número de sílabas;

• Matemática: Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais - resolução de problemas sobre as quatro operações; Noções de: dúzia, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo - transformações - problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional - Real; Perímetro e área de quadrado e retângulo; Operações com frações; Operações com números decimais;

• Biologia: Noções sobre o estudo das ciências: a concepção de ciências; Características dos seres vivos: composição química e organização celular; Funções de manutenção de vida; Ciclo de vida: reprodução e desenvolvimento; Evolução: mutação, adaptação e seleção natural; Origem da Terra; Origem do planeta Terra; Idéias sobre a origem da Terra; Origem dos seres vivos: abiogênese x biogênese; CITOLOGIA: composição química; Substâncias inorgânicas: água e sais minerais; Características gerais e tipos de substâncias orgânicas; Características, classificação e funções: glicídios, lipídios, proteínas e vitaminas. Estudo da célula: medidas, instrumentos de observação da célula; A energia na célula: processos de obtenção de energia, quimiossíntese, plastos e fotossíntese; Núcleo, estudo do núcleo interfásico, características e funções, componentes nucleares, ácidos nucléicos e código genético; Estudo do núcleo em divisão: mitose, meiose, aspectos comparativos entre mitose e meiose, alterações cromossômicas, câncer; HISTOLOGIA: noções básicas sobre os tipos fundamentais de tecidos animais e vegetais;

• Física: Mecânica: cinemática do movimento retilíneo e circular; Dinâmica: princípios, impulso e quantidade de movimento, trabalho e energia mecânica; Temperatura; Dilatação dos sólidos e líquidos: linear, superficial e volumétrica; Mudanças de Estado: calor latente, leis gerais;

• Química: Substâncias químicas e misturas: substâncias puras simples e substâncias puras compostas, análise imediata de misturas homogêneas ou heterogêneas; Massas atômicas e moleculares: massa atômica de um átomo, massa atômica de um elemento, massa molecular, massa molar; Gases; Volume molar, equação geral dos gases; Soluções: curvas de solubilidade, concentrações das soluções (concentração comum, molaridade, normalidade, título em massa, modalidade); Transformações de unidades, diluição de soluções, mistura de soluções, princípios de equivalência, titulação; Fórmulas.

Cronograma

As provas Objetivas serão realizadas, na Capital paulista, na data prevista de 17 de junho, em locais e horários a serem comunicados, posteriormente, por meio de Edital de Convocação, que será afixado nas dependências da Escola Técnica de Saúde Pública "Cidade Tiradentes", cujo endereço é o seguinte: av. dos Metalúrgicos, 1.945 – Cidade Tiradentes – São Paulo/SP. O edital estará disponível, também, no site da organizadora do vestibular (www.cetroconcursos.com.br).

De 11 a 14 de junho, os candidatos inscritos receberão, via Correios, o Cartão Informativo, contendo os locais e horários de realização dos exames. Quem não o receber até essa data deverá consultar as listas na própria escola.

Avaliação

As provas Objetivas serão avaliadas na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que não obtiver zero em qualquer uma das disciplinas.

Em uma segunda etapa, esses participantes concorrerão à "pontuação de escolaridade em escola pública", podendo somar até 30 pontos ao resultado obtido na prova Objetiva. Para tanto, deverão apresentar:

a) histórico escolar comprovando que cursou as três últimas séries em escolas da rede pública: 15 pontos;
b) histórico escolar comprovando que cursou as três últimas séries na rede pública, em escolas da Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo: 15 pontos.

Os documentos relativos à pontuação de escolaridade deverão ser entregues, nos dias 28 e 29 de junho, no posto do Instituto Nacional de Educação CETRO – INEC, instalado na Escola Técnica de Saúde Pública: av. dos Metalúrgicos, 1.945 – Cidade Tiradentes – São Paulo/SP.

Importante ressaltar que o candidato que não entregar os documentos não será eliminado do processo, permanecendo no mesmo apenas com a pontuação obtida na prova Objetiva.

Se ocorrer igualdade na classificação, serão critérios de desempate, na ordem: maior pontuação em Língua Portuguesa; em Biologia; e, posteriormente, maior idade. O preenchimento das vagas de cada curso/período será feito obedecendo-se rigorosamente a classificação final até se completar o número de vagas. O resultado final e a convocação para a matrícula estarão disponíveis para consulta, a partir do dia 11 de julho, na Escola Técnica de Saúde Pública da Cidade Tiradentes e no site do Cetro Concursos.

Inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo 2007 da Escola Técnica de Saúde Pública "Cidade Tiradentes" poderão ser realizadas, de 14 a 24 deste mês, via Internet, por meio do endereço eletrônico www.cetroconcursos.com.br, até às 16 horas (horário oficial de Brasília/DF).

Quem preferir, poderá inscrever-se pessoalmente. Neste caso, o prazo final é maior: inscrições até 25 de maio. O atendimento será feito, em dias úteis, das 9 às 16 horas, no posto do CETRO – INEC, instalado na escola: av. dos Metalúrgicos, 1.945 – Cidade Tiradentes – São Paulo/SP.

A taxa de inscrição é de R$ 15,00, devendo ser recolhida por meio de depósito bancário, em favor do "Instituto Nacional de Educação CETRO - INEC", em qualquer agência bancária das seguintes instituições: Banco do Brasil (Ag. 0712-9, C/C 17.987-6), Banespa (Ag. 0105, C/C 13.002856-1), Bradesco (Ag. 3114-3, C/C 199147-7), CEF (Ag. 0238-4, C/C 477822-5) e Itaú (Ag. 0262, C/C 72426-3).

O candidato que realizar sua inscrição pessoalmente ou por procuração, de posse do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e da ficha de inscrição preenchida, deverá retornar ao local de inscrição e entregá-los ao encarregado da inscrição para que a mesma seja efetivada.

Quem efetuar a inscrição via Internet deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição via boleto bancário, pagável em toda a rede bancária, com vencimento para 25/05/07.

Informações

Quem desejar obter mais informações sobre essa seleção deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do INEC. O telefone é o seguinte: (11) 3285-2777.


Rogerio Jovaneli
Reportagem/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Cidade Tiradentes

Cidade Tiradentes
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

10/05/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.