MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

5,3 milhões farão o ENEM 2011 neste final de semana

Confira os locais onde o teste será aplicado e outras informações importantes, como abertura e fechamento dos portões e o que levar para o exame.

Redação
Publicado em 20/10/2011, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, sábado e domingo, cerca de 5,3 milhões de inscritos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em todo o Brasil, com o maior índice de participantes registrado no Sudeste (1.971.958 pessoas). Para consultar seu local de prova, clique aqui
Os portões abrirão às 12h e serão fechados às 13h, segundo o horário de Brasília. A realização do exame estará condicionada à apresentação de documento de identidade válido, podendo ser cédula de identidade ou RG, emitidos por secretarias de segurança pública, forças armadas, polícia militar ou polícia federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe; carteira de trabalho; certificado de reservista; passaporte, ou carteira nacional de habilitação com foto.
Os inscritos que tiveram a identidade roubada deverão apresentar o boletim de ocorrências com, no máximo, 90 dias de expedição.
O que levar? - Para realizar o ENEM 2011 os estudantes deverão levar caneta esferográfica preta transparente. Lápis, canetas de outras cores e lapiseiras deverão ser colocados no porta objetos fornecido pela organização e retirados ao final da prova.
O uso de lápis, lapiseira, borracha durante o exame, bem como a permanência inferior a duas horas na sala e a utilização de livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, dispositivos eletrônicos e a comunicação ou consulta a participantes serão considerados fatores de eliminação.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as 150 mil salas onde o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado serão monitoradas em tempo real. 
Alterações nos locais de provas - Em razão das fortes chuvas ocorridas no Amazonas, no norte do país, estudantes que fariam a prova em três escolas destelhadas de Manaus e também em Humaitá serão remanejados.
Em Minas Gerais, na cidade de Além Paraíba, foi o festival de motociclismo que motivou a mudança dos inscritos. O mesmo ocorreu para os alunos que farão a prova em Cametá, no Pará, por conta da festa do padroeiro da cidade.
No Distrito Federal, as alterações serão sentidas pelos participantes da zona rural da cidade-satélite de Paranoá, que serão removidos para o perímetro urbano do município. 
Em duas salas de Fortaleza e no município de São Gonçalo do Amarante, ambos no Ceará, a impossibilidade de utilização dos locais de prova agendados será o motivador da transferência dos estudantes que se preparam para prestar o exame.
E no Rio de Janeiro, os que tinham sido alocados no prédio da reitoria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) serão transferidos para outra área da instituição, distante 160 metros do ponto original.
O consórcio Cespe-Cesgranrio, responsável pela aplicação do ENEM 2011, se compromete a informar, nos locais originais, as mudanças na aplicação do exame e de fornecer transporte, se necessário. 
Todos os estudantes que tiveram o local de prova alterado foram informados por e-mail. Em caso de dúvida, ligue para 0800-61 61 61 ou acesse o portal http://enem.inep.gov.br/.
As provas - O exame será constituído de quatro testes objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação, e pedirá conhecimentos do ensino médio. As avaliações de ciências humanas e de ciências da natureza serão aplicadas no dia 22, em 4h30. No dia 23, será a vez das avaliações de linguagens e códigos, redação e matemática. A duração será de 5h30.
Pâmela Lee Hamer
Veja também:
Programa de estágio/SP: DuPont recebe inscrições até esta quinta-feira
Capital paulista: Elavon inscreve para Programa de Estágio
Trainee: Auditoria e consultoria BDO abre 30 vagas em 5 Estados
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.