Jovens de comunidades carentes serão selecionados para promover, entre seus vizinhos, iniciativas que incentivem o hábito literário e a formação leitora das famílias.
Integrante do programa Mais Cultura, o projeto Agentes de Leitura, dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), deve contratar cerca de 4.574 jovens de comunidades carentes para trabalhar incentivando os vizinhos a ler. A expectativa é que o projeto beneficie 450 mil pessoas.
Perfil e seleção - Os agentes de leitura devem ser jovens entre 18 e 29 anos com ensino médio completo e que, referencialmente, se enquadrem no contexto socioeconômico do programa Bolsa Família. Os participantes serão selecionados por meio de uma avaliação escrita de interpretação e produção textual, fluência de leitura e uma entrevista domiciliar.
Os jovens selecionados recebem uma complementação de renda no valor de R$ 350 concedida por um ano podendo ser prorrogável por mais um. Antes de iniciar os trabalhos, será realizada uma formação continuada, promovida pela Cátedra Unesco da Leitura.
Formação leitora - O projeto consiste em reunir até 25 famílias por agente e promover iniciativas de incentivo à leitura, como empréstimo de livros, visitas à domicílio, saraus literários e rodas de leitura.
LEIA TAMBÉM
As inscrições serão abertas gradativamente em todo o país. O Acre já está com processo iniciado e amanhã, dia 30, deve ser lançado o edital em São Leopoldo (RS). No mês de julho, as cidades de Nilópolis (RJ) e Osasco (SP) devem iniciar seus trabalhos.
Veja também:
2ª fase da Unesp/SP: Convocados devem rever locais de prova
Vestibular 2011/SP: UFSCar divulga edital com 2.577 vagas
Siga o JC Concursos no Google News
Ministério da Educação
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Operacional
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.