MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Apresentações em 3D têm início nesse sábado

Neste sábado, dia 31 de março, a Estação Ciência dá início ao Ciclo Estação Ciência 3D 2007, que contará com 4

Redação
Publicado em 27/03/2007, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Neste sábado, dia 31 de março, a Estação Ciência dá início ao Ciclo Estação Ciência 3D 2007, que contará com 4 apresentações com recursos de tridimensionalidade, realizadas sempre aos sábados, um em cada mês, até junho, e narradas por especialistas de cada área.

As apresentações serão realizadas, gratuitamente, no Auditório Ernst Hamburger, na Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1.394, bairro da Lapa), no qual serão colocadas telas e um projetor digital estereoscópio, além de distribuídos óculos especiais para os espectadores.

A programação do evento é a seguinte:

31/03 – 15h - A Célula em 3D
(especialista: profa. Dra. Gláucia Santelli – USP)
Aspectos morfológicos da Biologia da Célula de mamíferos serão mostrados em imagens convencionais e em 3D, de modo a permitir a visualização de novos ângulos. Também serão apresentadas as ferramentas utilizadas na obtenção destas imagens que incluem diferentes tipos de microscopia e a associação dos recursos de softwares que possibilitam a criação de imagens virtuais em 3D tanto por modelagem como por estereoscopia.

28/04 – 15h - Arte em profundidade: pinturas famosas em 3D
(especialista: profa. Dra. Silvia Valéria Vieira – UNICSUL)
Por meio de técnicas especiais de computação, poderão ser vistas em 3D diversas pinturas famosas, desde o período renascentista até os dias atuais. A técnica consiste no processo de conversão de imagens 2D para 3D, resultando na criação com efeito impressionante de objetos e cenas tridimensionais a partir de fotos, desenhos, gravuras e pinturas convencionais. Para que tal processo ocorra, os programas de computador possibilitam separar cada imagem em até 30 camadas distintas, revelando os diferentes planos idealizados pelos artistas.

26/05 – 15h - Tesouros da Tumba de Tutankhamon em 3D
(especialista: prof. Dr. Antonio Brancaglioni Jr. – UFRJ)
"Tesouros da Tumba de Tutankhamon em 3D" aborda a descoberta da tumba de Tutankhamon, ocorrida no ano de 1922 por Howard Carter, sendo considerada o maior acontecimento da arqueologia de todos os tempos. Os objetos encontrados na tumba do Vale dos Reis foram levados ao Cairo e estão em exibição no Museu Egípcio da cidade. Possibilitado pelas técnicas modernas de fotografia estereoscópica digital, a apresentação mostrará em terceira dimensão os principais objetos achados por Carter com as imagens feitas no Museu do Cairo.

23/06 – 15h - O Corpo Humano em 3D
(especialista: Dr. Rainer Haetinger – Hospital Beneficência Portuguesa de SP)
Mantendo a técnica utilizada nas demais palestras, que busca utilizar-se da fotografia estereoscópica digital para criar situações tridimensionais que facilitam a imersão do público e conseqüentemente o entendimento dos temas expostos de forma profunda, fascinante e divertida, esta apresentação terá como foco o próprio Corpo Humano, com seus órgãos, sistemas e funcionamento.


Os interessados em participar devem enviar e-mail para

eventos@eciencia.usp.br contendo nome, RG, telefone e datas de interesse.


Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Estação Ciência

Estação Ciência
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Não informado
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

26/03/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.