As inscrições devem ser feitas somente via internet, no site da Fundação Vunesp, até as 16h.
Serão finalizadas nesta terça (19) as inscrições para as 90 vagas disponíveis no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar. O curso de formação é para bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública e equivale a nível superior.
As inscrições devem ser feitas somente via internet, no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até as 16h.
O candidato irá preencher uma ficha de inscrição, onde escolherá a cidade mais próxima para realizar a prova. O valor da inscrição é de R$ 120.
Perfil
Os interessados devem ter concluído o ensino médio; ter, no máximo, 26 anos de idade; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (se homem); ter boa conduta social; não ter respondido criminalmente; entre outros. O candidato deve ter no mínimo 1,65 metro de altura, sendo 1,60 metro no caso das mulheres.
Se aprovado, o candidato se tornará um Aluno-Oficial PM, passando a aspirante ao concluir o CFO. Iniciará estágio administrativo-operacional, até ser promovido ao posto de oficial do seu quadro.
Concurso
O concurso público será dividido em seis etapas. A primeira é a prova escrita (partes I e II), que terá como objetivo avaliar o grau de conhecimento do candidato. Serão questões de ciências humanas (história, filosofia, sociologia e geografia), linguagem (português e inglês ou espanhol) e matemática. Também será aplicada uma prova de dissertação.
A segunda é a prova de condicionamento físico, onde o candidato deverá corresponder aos padrões exigidos para entrar como aluno oficial, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Em seguida, o candidato será submetido a exames de saúde e psicológicos.
A etapa seguinte consiste em fazer uma investigação social, para verificação se o candidato tem conduta compatível com a ética policial militar. Será feita averiguação de sua vida social, moral, profissional e escolar.
Por fim, a análise de documentos e títulos. Cada carteira de habilitação ou certificado de bacharelado contará como ponto positivo na avaliação.
George Corrêa
Veja também:
Capacitação profissional: Senac SP e Governo do Estado oferecem 6 mil vagas
Capital fluminense: Marinha abre 800 vagas para nível técnico
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.