MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cerca de 22 mil fazem prova de Biologia

A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são as respon

Redação
Publicado em 21/05/2008, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são as responsáveis pela Olimpíada Brasileira de Biologia, que atualmente se encontra na 4a edição e teve início em abril último. No último domingo, dia 18, cerca de 22 mil alunos de todo o país – exceto Amapá e Roraima, que não tiveram estudantes inscritos – que ainda cursam ou já concluíram o ensino médio (sem, porém, terem ingressado no ensino superior) se submeteram à prova relativa à segunda fase da competição.

Os oito candidatos mais bem classificados passarão à terceira e última fase, na qual será realizado um treinamento na UFRJ, no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 22 de junho, que incluirá um grupo de provas teóricas e práticas. Os quatro alunos que se saírem melhor representarão o país na Olimpíada Internacional de Biologia, a ser realizada na Índia, entre 13 e 20 de julho.

Em sua edição anterior, a competição recebeu 20.595 inscrições: 67% delas, de alunos vindos de escolas da rede pública, e 33%, de escolas privadas. Os estados que não tiveram representantes foram Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima, e os que registraram maior número de inscritos foram, respectivamente, Paraná, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

Ainda em 2007, quatro foram os alunos que participaram da I Olimpíada Iberoamericana de Biología, realizada em outubro na Cidade do México, e todos eles desembarcaram aqui com uma medalha: duas de bronze, uma de prata e uma de ouro. Curiosamente, os quatro são cearenses e de escolas privadas, e superaram os estudantes espanhóis, que voltaram sem medalhas na bagagem, e argentinos, que conseguiram apenas uma medalha de prata. Infelizmente, a delegação brasileira não pôde – por falta de recursos, alegada pelo Ministério da Educação (MEC) – disputar a Olimpíada Internacional, que se realizou em julho, no Canadá.

Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Olimpíada

Olimpíada
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

21/05/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.