MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

‘Cidade Tiradentes’ realiza prova no domingo, dia 28

Os candidatos inscritos no Processo Seletivo da Escola Técnica de Saúde Pública “Cidade Tiradentes” deverão re

Redação
Publicado em 19/01/2007, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os candidatos inscritos no Processo Seletivo da Escola Técnica de Saúde Pública "Cidade Tiradentes" deverão realizar prova Objetiva no próximo domingo, dia 28. No total, a instituição oferece 360 vagas em cursos gratuitos nas seguintes áreas: Análises Clínicas, Farmácia, Higiene Dental e Gestão de Serviços de Saúde. Os referidos cursos contam com turmas nos períodos da manhã e da tarde (45 vagas cada).

PROVAS

A exemplo da última seleção de estudantes, esta também está sendo conduzida pelo Instituto Nacional de Educação CETRO – INEC, que aplicará, na cidade de São Paulo, prova de Conhecimentos Gerais com 50 questões de múltipla escolha sobre: Língua Portuguesa e Biologia (15 pontos cada), Matemática (10) e Física e Química (05 pontos cada). O exame será elaborado, conforme o programa a seguir:
* Português: Interpretação de textos; Substantivos: próprio, comum, simples, composto, coletivo, gênero, número e grau; Artigos; Preposição; Pronomes e colocação pronominal; Adjetivos; Verbos e conjugação verbal; Comparação de palavras entre si: sinônimo e antônimo; Acentuação e pontuação. Divisão silábica; Sílaba Tônica; Ordem alfabética; Concordância verbal e nominal; Classificação das palavras quanto ao número de sílabas;

* Biologia: Noções sobre o estudo das ciências: A concepção de ciências. Características dos seres vivos: Composição química e organização celular, Funções de manutenção de vida. Ciclo de vida: reprodução e desenvolvimento, Evolução: mutação, adaptação e seleção natural. Origem da Terra, Origem do planeta Terra. Idéias sobre a origem da Terra. Origem dos seres vivos: Abiogênese x biogênese. CITOLOGIA: Composição Química, Substâncias inorgânicas: água e sais minerais, Características gerais e tipos de substâncias orgânicas, Características, classificação e funções: glicídios, lipídios, proteínas e vitaminas. Estudo da célula: Medidas, Instrumentos de observação da célula, A energia na célula: Processos de obtenção de energia, Quimiossíntese, Plastos e fotossíntese, Núcleo, Estudo do núcleo interfásico, Características e funções, Componentes nucleares, Ácidos nucléicos e código genético; Estudo do núcleo em divisão: Mitose, Meiose, Aspectos comparativos entre mitose e meiose, Alterações Cromossômicas, Câncer. HISTOLOGIA: Noções básicas sobre os tipos fundamentais de Tecidos Animais e Vegetais;

* Matemática: Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais - resolução de problemas sobre as quatro operações; Noções de: dúzia, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo - transformações - problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional - Real; Perímetro e área de quadrado e retângulo; Operações com frações; Operações com números decimais;

* Física: Mecânica: Cinemática do movimento retilíneo e circular; Dinâmica: Princípios, Impulso e Quantidade de Movimento, Trabalho e Energia Mecânica; Temperatura; Dilatação dos Sólidos e Líquidos: Linear, Superficial e Volumétrica; Mudanças de Estado: Calor Latente, Leis Gerais;

* Química: Substâncias químicas e misturas: substâncias puras simples e substâncias puras compostas, análise imediata de misturas homogêneas ou heterogêneas; Massas atômicas e moleculares: massa atômica de um átomo, massa atômica de um elemento, massa molecular, massa molar; Gases; volume molar, equação geral dos gases, Soluções: curvas de solubilidade, concentrações das soluções (concentração comum, molaridade, normalidade, título em massa, modalidade), transformações de unidades, diluição de soluções, mistura de soluções, princípios de equivalência, titulação. Fórmulas.

LOCAIS DE EXAME

A partir do próximo dia 24, os candidatos inscritos receberão, via Correios, o Cartão Informativo, contendo os locais e horários de realização dos exames. Quem não o receber até essa data deverá consultar as listas na própria Escola Técnica de Saúde Pública "Cidade Tiradentes", localizada na av. dos Metalúrgicos, 1.945 – Cidade Tiradentes – São Paulo/SP. O edital estará disponível, também, no site da organizadora do vestibular (www.cetroconcursos.com.br).

INSTRUÇÕES

O candidato deverá comparecer ao local designado para a prova com antecedência mínima de 30 minutos, munido de:

a) comprovante de inscrição;

b) original de um dos seguintes documentos: identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte ou carteira de habilitação, com foto;

c) caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2 e borracha macia.

As provas objetivas terão duração de três horas, sendo que o candidato não poderá retirar-se da sala antes de decorrida uma hora de exame.

AVALIAÇÃO

A prova Objetiva será avaliada na escala de zero a 100 pontos, sendo considerado habilitado o candidato que não obtiver zero em qualquer uma das disciplinas.

Em uma segunda etapa, esses participantes concorrerão à "pontuação de escolaridade em escola pública", podendo somar até 30 pontos ao resultado obtido na prova Objetiva. Para tanto, deverão apresentar:

a) histórico escolar, comprovando que cursou as três últimas séries em escolas da rede pública: 15 pontos;

b) comprovante que cursou as três últimas séries na rede pública, em escolas da Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo: 15 pontos.

Os documentos relativos à pontuação de escolaridade deverão ser entregues, nos dias 5 e 6 de fevereiro, no posto do Instituto Nacional de Educação CETRO – INEC, instalado na Escola Técnica de Saúde Pública. Os candidatos que não entregarem os documentos nessas datas poderão participar normalmente do processo seletivo. Eles só não terão direito à pontuação extra, permanecendo apenas com a pontuação obtida na prova Objetiva.

A documentação referente à pontuação de escolaridade deverá ser entregue, por meio de cópia autenticada, em envelope fornecido pelo INEC. O material deverá ser expedido pelo estabelecimento de ensino, em papel timbrado, devendo conter carimbo e identificação da instituição e do responsável pelo seus envio.

A nota final poderá atingir o valor máximo de 130 pontos. Se ocorrer igualdade na classificação, serão critérios de desempate, na ordem: maior pontuação em Língua Portuguesa; em Biologia; e, posteriormente, maior idade. O preenchimento das vagas de cada curso/período será feito obedecendo-se rigorosamente a classificação final até se completar o número de vagas.

INFORMAÇÕES

O resultado final do processo seletivo, bem como a convocação para a matrícula estarão disponíveis para consulta, a partir do dia 10 de fevereiro, na Escola Técnica de Saúde Pública da Cidade Tiradentes e no site do Cetro Concursos.

Outras informações sobre essa seleção podem ser obtidas por meio do Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do INEC. O telefone é o seguinte: (11) 3285-2777.

(R.J.)

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Ensino gratuito

Ensino gratuito
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

19/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.