Cento e vinte participarão de Curso de Oficiais

A formação será ministrada em Pirassununga (SP) pela AFA (Academia da Força Aérea) durante quatro anos. Os participantes estudarão em regime de internato.

Redação
Publicado em 04/05/2011, às 14h18

A partir da próxima segunda-feira (16) estarão abertas as inscrições para o processo de seleção para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria (CFOINF) da Aeronáutica.

Esses cursos são considerados de nível superior e serão ministrados em Pirassununga (SP) pela AFA (Academia da Força Aérea) durante quatro anos. Os participantes estudarão em regime de internato.

Os concluintes de qualquer um desses cursos se tornarão bacharéis em administração, com ênfase em administração pública. O CFOAV confere ainda graduação de bacharel em ciências aeronáuticas, com habilitação em aviação militar; o CFOINT, graduação de bacharel em ciências da logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica; e o CFOINF, bacharelado em ciências militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

Com o fim das atividades, eles serão nomeados aspirantes a oficial da Aeronáutica.

Setenta vagas são destinadas ao CFOAV; 30, para o CFOINT; e 20, para CFOINF. Para os dois primeiros cursos podem se candidatar pessoas de ambos os sexos; para o último, apenas homens. Mulheres grávidas não podem ingressar no programa.

Para participar é necessário ser brasileiro nato, e, se tiver menos de 18 anos, o candidato precisa estar autorizadopor seu responsável legal para participar das fases da seleção.

Avaliação - O processo seletivo será composto de prova escrita (língua portuguesa, física, matemática e língua inglesa), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão à pilotagem militar (somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV), teste de avaliação do condicionamento físico e conferência da documentação para matrícula.

A primeira etapa de seleção, composta pelas provas escritas, será realizada nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM).

Para participar - As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 16 de maio até as 15h do dia 9 de junho no site do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e no da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (www.epcar.aer.mil.br). A taxa de participação custa R$ 70.

Podem solicitar isenção desse valor candidatos que comprovem estarem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal e sejam provenientes de família de baixa renda, de acordo com decreto nº 6.135, de 26 de

junho de 2007. O benefício deve ser solicitado no momento da inscrição.

Luana Almeida

Veja também:

10ª edição:Programa Jovens Embaixadores abre inscrições

SP, MG, BA e GO:Ferrovia Centro-Atlântica busca universitários

Comentários

Mais Lidas