Tudo Sobre

Concurso S.Educação

Definidas datas do Saresp 2007

Avaliação será realizada em 28 e 29 de novembro. No primeiro dia, os estudantes terão língua portuguesa, inclu



Redação
Publicado em 05/10/2007, às 15h07

Avaliação será realizada em 28 e 29 de novembro. No primeiro dia, os estudantes terão língua portuguesa, incluindo redação. No segundo, matemática e questionário sócio-econômico. Exame é destinado a alunos da 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º do ensino médio

A Secretaria de Estado da Educação/SP já definiu as datas para a volta do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) à rede estadual de ensino: 28 e 29 de novembro. Exame é destinado a alunos da 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º do ensino médio.

No primeiro dia de avaliação (28), os estudantes terão língua portuguesa, incluindo redação. No segundo (29), matemática e questionário sócio-econômico. Cerca de 2 milhões de alunos em todo o Estado deverão participar das provas.

Cada escola será comparada a ela mesma, com o Saresp de 2007 e o Saresp de 2005 (outros indicadores ainda estão sendo definidos pelo governo do Estado). Ou seja, o Saresp de 2007 mostrará o desempenho das equipes e alunos em dois anos. Será o ponto de partida para definir metas para cada equipe escolar (as equipes receberão bônus salarial de acordo com a evolução da aprendizagem).

Provas

Todas as provas no novo Saresp serão individuais, com folha ótica pré-identificada com nome do estudante. A aplicação acontecerá com professor de outra escola, sem ligação com a turma avaliada. Deverão participar todos alunos de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª do ensino médio. As 1ª e 2ª séries terão questões abertas, diferentemente das outras, que terão múltipla escolha (testes).

“É uma prova de extrema importância. Será uma avaliação completa, com divulgação total dos dados. O objetivo principal do Governo do Estado é melhorar a qualidade do ensino em São Paulo. Para isso é essencial avaliação da situação atual”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro (foto).

A Secretaria preparou uma série de capacitações voltadas para a aplicação do Saresp.  Em 5 de novembro, os materiais de apoio chegarão às Diretorias de Ensino. Em 12 de novembro, haverá uma vídeo-conferência para  orientar a aplicação das provas. De 8 a 23 de outubro, ocorrerão ações nas escolas para preparar os diretores, coordenadores e professores. De  14 a 23 de novembro, os aplicadores serão treinados.

Para comprovar total isenção na aplicação da prova, a Secretaria  contará com observadores externos da instituição responsável pela avaliação, a Fundação Carlos Chagas.

Além disso, haverá participação de três pais de alunos em cada período dos dias 28 e 29. Os resultados da avaliação serão divulgados em fevereiro de 2008, antes do início do ano letivo, para que as escolas já iniciem as aulas sabendo de suas metas para o ano.

Prova Brasil em SP

A Secretaria de Estado da Educação também definiu que a Prova Brasil, avaliação federal que pela primeira vez terá participação dos alunos paulistas, acontecerá entre os dias 5 e 9 de novembro. Alunos da 4ª e 8ª séries da rede pública (estadual e municipal) serão submetidos ao exame. Os aplicadores serão professores da rede estadual de ensino.

Para essa outra avaliação  também foi preparada uma série de capacitações: treinamento dos coordenadores  estaduais e dos aplicadores das provas, capacitação de multiplicadores. Até 26 de outubro, os  materiais para a Prova Brasil chegarão às Diretorias de Ensino.

Rogerio Jovaneli/SP

+ Resumo do Concurso S.Educação

SEducação
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

04/10/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas