MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Dicas para quem vai prestar vestibular

* por Janete Teixeira Dias

Redação
Publicado em 19/11/2007, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

* por Janete Teixeira Dias


O ano em que o adolescente irá prestar vestibular tende a ser percebido de uma forma bem estressante. As cobranças são muito grandes e vêm de todos os lados: é o colégio, na figura dos professores e diretores, são os pais, os amigos, os parentes e a própria pessoa que está interessada em conquistar uma oportunidade na faculdade desejada.

Entretanto, acredito que é possível planejar esta etapa da vida para superá-la de forma bastante saudável e com grandes chances de sucesso:

1. Lembre-se de que muito do resultado a ser alcançado está associado à disciplina em relação aos estudos. Estude em casa todos os dias, fazendo sempre uma revisão das matérias dadas em sala de aula.

2. Mantenha alguma atividade como fonte de lazer, para espairecer, para relaxar. Pratique algo que você goste e que lhe dê uma sensação de descanso mental.

3. Organize seu tempo, privilegiando espaço para estudo, lazer, descanso e cuidados com a saúde (repouso, alimentação e higiene). Preservar os bons hábitos deixará o corpo mais disposto para a aprendizagem de novos conhecimentos.

4. Em sala de aula, procure prestar bastante atenção ao que os professores estão apresentando, registre tudo o que for interessante.

5. Aproveite todas as aulas para verificar seu entusiasmo com determinadas matérias e, aos poucos, vá confirmando sua escolha profissional. Analise sempre quais os temas que lhe despertam maior interesse e prazer em pesquisar, em discutir, em aprender.

6. Busque o apoio de seus pais para discutir suas decisões em relação à carreira que deseja seguir. Eles podem auxiliar bastante!

7. Procure pesquisar sobre as universidades ou faculdades onde existe o curso que deseja fazer.

8. Caso sua opção vá resultar em mudança de cidade, discuta isto com seus pais e verifique se será viável financeiramente.

9. Em caso de mudança de cidade, aproveite para conhecê-la em tempo hábil, para que seus planos sejam traçados em bases bem realistas.

10. Se você estiver com muitas dúvidas em relação a que caminho seguir, busque um serviço de orientação profissional.


* Janete Teixeira Dias é coordenadora da área de Gestão de Carreiras da FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista e da Faculdade Módulo, realizando processo de Coaching com alunos e ex-alunos destas instituições (graduação e pós-graduação). É psicóloga, administradora, mestre em Psicologia Social, pela PUC/SP, psicodramatista didata, possui formação em promoção de saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho, pela American University/CPH, especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho, pelo CRP/SP, docente de cursos de pós-graduação e consultora na área de Gestão de Pessoas.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.