MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições começam na segunda-feira

Nota do exame é usada como critério de seleção para concessão de bolsas de estudo do ProUni.

Redação
Publicado em 02/05/2008, às 13h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Na segunda, dia 5, começam as inscrições para a edição 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo informou o Inep (Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no início do mês, a prova será aplicada em 31 de agosto, às 13h (horário de Brasília/DF) em 1.414 municípios. Veja a portaria sobre o exame no arquivo abaixo.

De caráter voluntário, a prova é oferecida anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já terminaram o ensino médio em anos anteriores, inclusive aqueles da educação de jovens e adultos (supletivo). A avaliação tem por objetivo verificar o nível de conhecimento, as competências e habilidades que os alunos adquiriram durante o ensino médio.

O exame terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Aqueles que já fizeram o exame em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008.

As inscrições podem ser feitas nas agências dos Correios ou pela internet até o dia 30 deste mês.

Correios

Todas as escolas que preencheram o Censo Escolar 2007 vão receber fichas de inscrição. Alunos da rede pública podem retirar a ficha nas instituições e, depois de preenchida, devem entregá-las nas agências dos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas.

Estudantes da rede privada de ensino terão de pagar taxa no valor de R$ 35, em toda a rede bancária, antes de entregar a ficha nos Correios. Quem já finalizou os estudos em anos anteriores, ou seja, o egresso do ensino médio pode retirar a ficha direto nos Correios e também deve pagar R$ 35 pela inscrição.

Ficam isentos de pagamento os egressos e os concluintes de instituições particulares que se declararem carentes.

Inscrições via internet

Para realizar a inscrição por meio da internet, o interessado deverá acessar a página www.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha e imprimir o comprovante.

Egressos e estudantes de escolas privadas não poderão solicitar isenção de taxa, já que o sistema gera boleto automaticamente, que deve ser pago em qualquer agência bancária. O boleto estará disponível na página do Inep (www.inep.gov.br) até o dia 25 de julho.

Necessidades especiais

Os alunos portadores de necessidades especiais deverão declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento de que necessita para a realização do Enem, de maneira a receber atendimento apropriado no dia do exame.

Para atendimento nas unidades prisionais e hospitalares é necessário que a coordenação desses locais informe diretamente ao Inep a situação de seus matriculados até o dia 13 de junho.

Confirmação

Independente da forma escolhida para a inscrição, o aluno receberá, até 18 de agosto, o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber até esse dia, deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.

Resultados

De acordo com o Inep, o aluno receberá em casa, a partir da segunda quinzena de novembro, o Boletim Individual de Resultados. O participante também poderá acessar o documento por meio do site do Inep. Basta ter em mãos o CPF e a senha de acesso.

10 anos de Enem

Neste ano, o Enem completa 10 anos e o Ministério da Educação (MEC) comemora o crescimento da participação dos candidatos. Na primeira edição, realizada em 1998, foi registrado um total de 157 mil inscritos. Em 2007, foram 3,5 milhões.

Para a coordenação do exame, a principal razão para o aumento de inscrições está na criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), que utiliza a nota do Enem como critério de seleção para concessão de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.

Além disso, muitas instituições de ensino em todo o País utilizam a nota do exame como critério para o ingresso de alunos no ensino superior.

Informações

Os estudantes poderão esclarecer eventuais dúvidas sobre o Enem não apenas no site do Inep, mas também por meio dos seguintes telefones: (61) 2104-8738/8827/9509/9951.

Rogerio Jovaneli

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos ENEM 2008

ENEM 2008
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

02/05/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.