MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições estão abertas e vão até maio

Estudantes de todo o país já podem se inscrever na 30a edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Redação
Publicado em 04/04/2008, às 12h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estudantes de todo o país já podem se inscrever na 30a edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

A Olimpíada constitui-se em competições matemáticas cujo objetivo é a melhoria do ensino desta disciplina no país e a descoberta de novos talentos para as Ciências em geral.

Podem participar estudantes do ensino fundamental (a partir da 5a série ou 6o ano), médio e superior (graduação), da rede pública ou privada. A participação é dividida em 4 níveis, da seguinte forma:
Nível 1: alunos do 6o ou 7o ano (5a ou 6a série) do ensino fundamental.
Nível 2: alunos do 8o ou 9o ano (7a ou 8a série) do ensino fundamental.
Nível 3: alunos do ensino médio.
Nível universitário.

Níveis 1, 2 e 3

A competição se dividirá em 3 fases. A primeira, uma prova de múltipla escolha que conterá de 20 a 25 questões, está agendada para o dia 14 de junho. A segunda fase, a ser realizada apenas nas escolas que enviarem os relatórios da fase anterior, terá outra prova, com 4h30 de duração, aplicada em 13 de setembro,. Na terceira e última fase, os alunos do Nível 1 responderão, no dia 25 de outubro, em uma única prova discursiva, a 5 problemas matemáticos. Já aos alunos dos Níveis 2 e 3 serão aplicadas duas provas discursivas, nos dias 25 e 26 de outubro, cada uma contendo 3 problemas.

Nível universitário

A competição, para os estudantes universitários, terá apenas 2 fases, a serem realizadas apenas no segundo semestre deste ano, coincidindo com as 2a e 3a fases dos alunos do ensino fundamental e médio. No dia 13 de setembro, os competidores deverão solucionar 6 problemas em uma prova discursiva, com 4h30 de duração. Já nos dias 25 e 26 de outubro, eles se submeterão a provas discursivas, com 3 problemas cada, e terão também 4h30 por dia para solucioná-los.

Inscrições

Todos os estudantes deverão se escrever em seu próprio colégio ou universidade, que, por sua vez, deverão estar cadastrados na Olimpíada. Aquelas que ainda não tiverem efetuado seu cadastro, podem fazê-lo no site www.obm.org.br, por meio do preenchimento do formulário específico.

Os alunos de instituições não-cadastradas que desejarem se inscrever deverão entrar em contato com um coordenador regional ou, na falta deste, com a secretaria da OBM. No site mencionado acima, é possível consultar tanto a lista com as instituições já cadastradas como os endereços para contato dos coordenadores regionais e da secretaria da OBM.

As inscrições se encerrarão no dia 5 de maio.

Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Olimpíada de Matemática

Olimpíada de Matemática
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

04/04/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.