MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições para bolsas vão até o dia 14

São oferecidas para o próximo semestre quase 106 mil bolsas de estudo em mais de 1.400 instituições de todo o

Redação
Publicado em 07/12/2007, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

São oferecidas para o próximo semestre quase 106 mil bolsas de estudo em mais de 1.400 instituições de todo o País, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica. O nome dos selecionados está previsto para ser divulgado no dia 19


Até as 21 horas desta sexta-feira, 14 de dezembro, o Ministério da Educação receberá as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), cuja finalidade é oferecer bolsas acadêmicas parciais e integrais a estudantes de todo o território nacional que não têm a possibilidade de custear seus estudos.

Para o primeiro semestre de 2008, estão sendo oferecidas 105.953 vagas em mais de 1.400 instituições privadas de educação superior distribuídas pelas 27 unidades da federação, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica.

O programa

Implantado a partir de 2005 pelo Governo Federal, o ProUni já concedeu em seus três anos de existência aproximadamente 415 mil bolsas de estudo, oferecendo às instituições que aderem ao programa a isenção de alguns tributos.

Os estados em que se concentram o maior número de beneficiados são, em ordem: São Paulo (120.485), Rio Grande do Sul (49.946), Minas Gerais (48.834), Paraná (45.505), Rio de Janeiro (32.741) e Bahia (29.773).

Neste ano de 2007, foram concedidas 163.854 bolsas de estudo: 97.631 integrais e 66.223 parciais. Só no primeiro semestre, foram 108.642 beneficiados.

Quem pode participar

Podem concorrer aos benefícios os estudantes que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram média igual ou superior a 45 pontos entre a prova de conhecimentos gerais e a redação. Além disso, é preciso possuir renda de até um salário mínimo e meio (R$ 570) por membro da família para se candidatar à bolsa integral, ou de até três salários mínimos (R$ 1.140) por membro da família, caso pretenda concorrer às bolsas parciais (25% ou 50%), e ainda atender a pelo menos uma das seguintes exigências:

* ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública, ou
* ter cursado todo o ensino médio, com bolsa integral, em escola da rede privada, ou
* ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente, com bolsa integral, em instituição privada, ou
* ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

O programa também reserva cotas para afrodescendentes, indígenas e portadores de deficiência, devendo, porém, estes candidatos cumprir os demais requisitos.

Inscrições

Todos os interessados em se tornar bolsistas do ProUni deverão acessar o portal oficial do programa (prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni) e preencher o formulário específico. O candidato poderá assinalar até cinco opções de curso na ordem de sua preferência, em quaisquer instituições participantes do programa, cuja relação já se encontra disponível no referido site, bem como os cursos e número de bolsas oferecidos. As opções poderão ser alteradas posteriormente, durante todo o período de inscrições.

Todas as instituições que integram o programa devem, obrigatoriamente, oferecer acesso gratuito à Internet para permitir a realização de inscrições por todos os candidatos. Para esta mesma finalidade, foi disponibilizada uma Rede de Parceiros, cujos endereços podem ser consultados tanto no site mencionado quanto em contato telefônico com o número 0800-616161.

Seleção

De todos os candidatos inscritos, serão pré-selecionados em primeira, segunda e terceira chamadas, aqueles que obtiveram as melhores médias no Enem 2007, que preencherão as vagas em ordem decrescente, de acordo com a disponibilidade, respeitando-se suas opções assinaladas como de maior prioridade. Desta forma, o candidato com maior nota no Enem será o primeiro a ser convocado para o curso marcado como sua primeira opção, e assim por diante.

A previsão é de que o resultado seja divulgado já no dia 19, podendo ser consultado na página eletrônica do ProUni, nas instituições participantes e, por telefone, no número 0800-616161.


Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ProUni

ProUni - Programa Universidade para Todos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

06/12/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.