MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições são aceitas até o próximo dia 15

Podem realizar o exame os estudantes que estão concluindo ou que já terminaram o ensino médio em anos anterior

Redação
Publicado em 08/06/2007, às 14h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Podem realizar o exame os estudantes que estão concluindo ou que já terminaram o ensino médio em anos anteriores, inclusive aqueles da educação de jovens e adultos (antigo supletivo). Alunos provenientes de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição de R$ 35,00. Os demais participantes que não possuírem condições de pagar esse valor poderão pedir isenção


Ainda dá tempo para se inscrever no Enem 2007. O prazo termina no dia 15 deste mês. Os interessados devem acessar página eletrônica www.enem.inep.gov.br. Quem preferir, poderá efetuar a inscrição nas agências dos Correios. Para tanto, o aluno precisa retirar a ficha na secretaria de sua escola e preencher todos os dados. Depois, basta apresentá-la nos Correios, juntamente com um documento de identidade original, com fotografia, que pode ser a carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação. A estimativa do MEC é que até 15 de junho o número de inscrições chegue a 4 milhões.

De caráter voluntário, o exame é oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já terminaram o ensino médio em anos anteriores, inclusive aqueles da educação de jovens e adultos (antigo supletivo). A avaliação tem por objetivo verificar o nível de conhecimento, as competências e habilidades que os alunos adquiriram durante o ensino médio.

A prova será aplicada em 26 de agosto. De acordo com o Inep, os candidatos inscritos deverão receber o cartão de confirmação de inscrição até 17 do mesmo mês. Quem não recebê-lo até essa data, deverá adotar um dos seguintes procedimentos para obter informações sobre o seu local de prova:

a) consultar lista afixada no local onde realizou a inscrição;
b) entrar em contato pelo telefone 0800-616161;
c) acessar o site do Enem.

O boletim individual de resultados deverá ser enviado aos alunos na 2ª quinzena de novembro.

Taxa

Alunos provenientes de escolas públicas não pagarão a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 35,00. Os demais participantes que não possuírem condições de pagar esse valor poderão pedir isenção. Para isto, será necessário preencher a declaração de carência, no verso da ficha de inscrição, e providenciar a homologação junto à direção de sua escola, antes de ir aos Correios. Os concluintes do ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos também não precisam pagar a taxa de inscrição.

ProUni

Embora não seja obrigatório, o Enem ganha, cada vez mais, importância na vida de quem quer ingressar no ensino superior, mas que não dispõe de recursos para pagar as mensalidades cobradas por faculdades particulares. Isto porque a nota do exame é um dos requisitos obrigatórios para quem quer disputar as bolsas de estudo do ProUni, programa de bolsas do Governo Federal. No primeiro semestre deste ano, 97.072 participantes do Enem 2006 foram contemplados. Além disso, mais de 600 instituições de ensino em todo o País utilizam a nota do exame como critério para o ingresso de alunos no ensino superior.


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.