MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições seguem até o dia 15 deste mês

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos, recebe inscrições até 15/09.

Redação
Publicado em 05/09/2008, às 09h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos, no interior paulista – a 85 km de São Paulo e a 320 km do Rio de Janeiro –, receberá inscrições até o dia 15 deste mês, em www.ita.br, para o seu Vestibular 2009. A taxa é de R$ 90.

Para candidatar-se é preciso ter nacionalidade brasileira, ser solteiro, possuir até 23 anos de idade (completos até o fim deste ano), além de ter concluído o ensino médio (ou estar prestes a terminá-lo).

Cursos

A instituição oferece cinco especialidades de Engenharia. São elas: Aeronáutica, Civil, da Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Os cursos têm duração de cinco anos, distribuídos em: curso fundamental (comum a alunos de todas as modalidades, é ministrado nos dois primeiros anos) e curso profissional (específico para cada especialidade de engenharia, é ministrado nos três últimos anos).

Durante o período de estudos, o ITA oferece aos alunos alojamento em seu campus, mediante pagamento de uma taxa mensal em torno de R$ 50. Se o aluno for carente, poderá requerer a isenção dessa taxa.

Carreira militar

Ao inscrever-se, o aluno deverá indicar se pretende ou não cursar o ITA como militar. Caso escolha essa opção de carreira, a partir do terceiro ano letivo, passará a pertencer ao Quadro de Alunos Aspirantes a Oficial da Aeronáutica, recebendo os vencimentos correspondentes. Ao graduar-se no ITA, será incluído no Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica, no posto de Primeiro Tenente Engenheiro e poderá seguir carreira até Major Brigadeiro.

Provas

As provas do ITA serão aplicadas, 9 a 12 de dezembro deste ano. No 1º dia de exame, os alunos serão testados em Física; no segundo, a avaliação será sobre Língua Portuguesa e Inglês; no terceiro dia, o assunto será Matemática; e, no último dia de prova, o tema será Química.

Os exames serão realizados nas seguintes cidades: Bauru (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Seleção

Para ser aprovado no vestibular, o estudante deve obter nota igual ou superior a 40 (escala de 0 a 100) em cada uma das cinco provas, e média geral igual ou superior a 50.

A previsão é que o Instituto divulgue a lista de aprovados em 30 de dezembro.

Informações

Outras informações sobre o Vestibular do ITA podem ser obtidas pelo telefone (12) 3947-5813 ou via e-mail: vestita@ita.br.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ITA

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

05/09/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.