Tudo Sobre

Concurso ProUni

Inscrições serão aceitas só até o dia 6

Programa oferece 119.529 bolsas de estudo. Prazo termina às 21h do último dia de inscrições.



Redação
Publicado em 30/05/2008, às 11h35

As inscrições para o processo seletivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) referente ao segundo semestre deste ano poderão ser realizadas até as 21h da próxima sexta-feira, dia 6 de junho. Os estudantes deverão acessar o site www.mec.gov.br/prouni.

Ao todo, o programa do governo federal oferece 119.529 bolsas, sendo 45.198 integrais, 15.196 parciais (de 50%), 30.253 complementares (de 25%) e 28.882 adicionais (sem isenção de impostos para as instituições).

Como funciona

O ProUni concede a estudantes brasileiros de baixa renda e que não possuam diploma de nível superior bolsas de estudos para cursos em instituições privadas parceiras do MEC. Em contrapartida, o governo federal oferece isenção de alguns tributos às escolas que aderem à iniciativa.

Também podem participar do ProUni alunos portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

No caso dos professores, eles concorrerão a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Para concorrer ao ProUni, o candidato deve:

• ter obtido nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado;

• ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral;

• comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50) para concorrer à bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 1.245) para a bolsa parcial (50% do valor da mensalidade) ou mesmo para bolsa complementar de 25% – nessa modalidade, os outros 75% restantes da mensalidade são custeados pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) para disciplinas consideradas prioritárias, como Medicina, Engenharia, Geologia, Licenciaturas em Física, Química, Matemática, Biologia, além de cursos do Catálago Nacional de Cursos Superiores Tecnológicos do MEC (ver em www.mec.gov.br/setec).

Vale dizer que os limites de renda citados não se aplicam aos professores.

Pré-seleção

A pré-seleção dos estudantes que se inscreverem nesse processo seletivo considerará a média entre as notas obtidas pelos alunos nas provas objetiva e de redação do Enem 2007.

O MEC divulgará, no dia 11 de junho, por meio do site do ProUni, a primeira chamada. Aqueles que não forem contemplados nessa primeira lista deverão conferir se obtiveram a classificação na 2ª ou mesmo na e 3ª chamada, previstas para serem reveladas, respectivamente, nos dias 7 e 17 de julho.

Informações

Confira abaixo a portaria do MEC que regulamenta essa nova edição do ProUni. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.

Rogerio Jovaneli

+ Resumo do Concurso ProUni

ProUni - Programa Universidade para Todos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

30/05/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas