Inscrições serão recebidas em maio

Atenção, estudantes de todo o país. O período de inscrições é de 5 a 30 de maio.

Redação
Publicado em 08/04/2008, às 10h26

Atenção, estudantes de todo o país. O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano já foi fixado: de 5 a 30 de maio.

Poderão se inscrever tanto os estudantes que estiverem cursando o último ano do ensino médio quanto aqueles que já o concluíram. No Enem 2007, foram recebidas cerca de 3 milhões de inscrições.

Os interessados poderão optar por fazer suas inscrições, em agências dos Correios ou pela internet, no site www.inep.gov.br/inscricao, onde estão disponíveis os formulários específicos. Os formulários também poderão ser retirados na secretaria da própria escola em que estudam.

Alunos e ex-alunos da rede pública de ensino, bem como aqueles concluintes do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos e os demais candidatos que não possuem condições financeiras, estarão isentos da taxa de participação, que é de R$ 35. Para tanto, devem efetuar suas inscrições exclusivamente nos Correios, preenchendo a declaração de carência no verso da ficha de inscrição.

Os cartões de confirmação de inscrição estão previstos para ser entregues para os candidatos, por via postal, até o dia 18 de agosto. Nele, serão informados o local, a data e o horário da prova, que ocorrerá no dia 31 do mesmo mês, das 13h às 18h (horário oficial de Brasília). Durante esse período, os candidatos deverão responder a 63 questões de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas do conhecimento, e elaborar uma redação.

A participação no Enem é condição para que se possa participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos parciais ou integrais, em cursos superiores, a estudantes de baixa renda. Para tanto, o candidato deverá obter nota mínima de 45 no Exame (média aritmética entre as provas de redação e de conhecimentos gerais). A nota obtida no Enem também beneficia os vestibulandos nos processos seletivos de aproximadamente 500 instituições de ensino superior em todo o país.


Lygia Roncel

Comentários

Mais Lidas