MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições terminam em 14 de abril

O Ministério da Educação (MEC) receberá somente até 14 de abril as inscrições de escolas da rede municipal ou

Redação
Publicado em 24/03/2008, às 12h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) receberá somente até 14 de abril as inscrições de escolas da rede municipal ou estadual interessadas em participar da Olimpíada de Língua Portuguesa.

A iniciativa tem como base o prêmio Escrevendo o Futuro, criado em 2002 pela Fundação Itaú Social, que se destacou em seu papel de formação de professores, com resultados tão notáveis que despertaram o interesse do Governo Federal, que o transformou em Olimpíada, incluindo-a em seu Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como um dos procedimentos destinados a elevar a qualidade da educação básica no país.

Mais que um concurso, a Olimpíada é uma estratégia didática que visa investir na formação de professores de língua portuguesa e, conseqüentemente, melhorar o ensino e a aprendizagem da matéria. Os professores participantes recebem material especialmente desenvolvido por especialistas de 7 universidade parceiras do MEC, com novas metodologias de ensino para estimular a leitura e a escrita, e desenvolvem atividades didáticas durante as aulas.

O tema do programa é "O lugar onde vivo", que tem por objetivo a interação entre a escola e a comunidade, e que abrangerá textos de 3 gêneros: poesia, memória e artigo de opinião. A meta é de que participem 6 milhões de estudantes dos ensinos fundamental (4ª, 5ª, 7ª e 8ª séries) e médio (2º e 3º anos) e 200 mil professores, de cerca de 80 mil escolas de 4.450 municípios de todo o país.

Serão realizadas, ao todo, 5 etapas, até dezembro deste ano. Os 500 alunos e professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros; os 150 finalistas farão jus a medalhas de prata e aparelhos microsystem; e aos 15 vencedores da etapa nacional serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas em que estiverem matriculados os vencedores serão contempladas com laboratórios de informática e livros para a biblioteca. Os municípios de origem dos vencedores receberão selo concedido pelo MEC.

Os formulários de inscrição estão disponíveis no site do MEC (www.mec.gov.br), nas agências do Banco Itaú, nas sedes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação e nas secretarias municipais e estaduais de educação. No caso de escolas municipais, é necessário que o termo de adesão seja assinado pelo prefeito e pelo secretário da Educação; já no caso de escolas estaduais, o secretário estadual é quem deve assiná-lo. Depois de preenchido e assinado, o termo deve ser enviado à coordenação da Olimpíada, pelo correio, para o seguinte endereço: Caixa postal 34729-9, CEP 01452-970, São Paulo-SP.

Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Olimpíada de L. Portuguesa

Olimpíada de L. Portuguesa
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

24/03/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.