Tudo Sobre

Concurso Forças Armadas

Marinha: 1.700 vagas em cursos de Aprendizes-Marinheiros

A Marinha do Brasil receberá inscrições, até o próximo dia 23, para o preenchimento de 1.700 vagas, referentes



Redação
Publicado em 12/01/2007, às 15h03

A Marinha do Brasil receberá inscrições, até o próximo dia 23, para o preenchimento de 1.700 vagas, referentes ao Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (PSAEAM) em 2007. As inscrições para essa seleção foram abertas no início do ano, mais precisamente a partir do dia 4 deste mês.

Os interessados deverão ter, entre 18 e 22 anos de idade, no dia 28 de janeiro de 2008, bem como o ensino fundamental concluído até 13 de janeiro do mesmo ano, data prevista para verificação de documentos (veja, a seguir, todos os requisitos exigidos).

QUEM PODE PARTICIPAR

Poderão inscrever-se a esse concurso os candidatos que atendam aos seguintes pré-requisitos:

a) ser brasileiro nato, do sexo masculino;

b) ser solteiro, não viver em concubinato ou união estável e não ter filhos;

c) ter mais de 18 e menos de 22 anos no dia 28 de janeiro de 2008, data do início do curso (nascidos entre 29 de janeiro de 1986 e 27 de janeiro de 1990);

d) ter concluído o ensino fundamental até o dia 13 de janeiro de 2008, que é a data prevista no Calendário de Eventos para a Verificação de Documentos;

e) ter idoneidade moral e bons antecedentes para integrar o Corpo de Praças da Marinha;

f) não ser ex-aluno de Escolas de Aprendizes-Marinheiros;

g) encontrar-se em dia com as obrigações civis e militares;

h) não estar "sub judice" ou respondendo a inquérito;

i) efetuar o pagamento da taxa de inscrição;

j) ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

k) possuir documento oficial de identificação, com fotografia.

CARREIRA

Os candidatos selecionados nesse processo seletivo realizarão o Curso de Formação de Marinheiros, sendo o treinamento conduzido, gratuitamente, pelas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM). Atualmente, existem quatro delas em todo o País: em Fortaleza/CE (EAMCE); Recife/PE (EAMPE); Vitória/ES (EAMES) e em Florianópolis/SC (EAMSC).

Os cursos serão ministrados em regime de internato, em um único período escolar de 48 semanas, com duração total de um ano, no qual são ministradas disciplinas dos ensinos básico e militar-naval.

Durante o treinamento, os alunos serão submetidos a um Exame Psicológico, que terá como propósito avaliar os aspectos personalísticos, motivacionais e a compatibilidade do aluno com o perfil psicológico exigido para a carreira de Praças. A aprovação neste exame será requisito para a promoção a Grumete (GR) e continuidade no curso da EAM.

Ao concluir o curso com aproveitamento, o Grumete prestará juramento à bandeira, sendo promovido a Marinheiro incorporado ao Corpo de Praças da Marinha, assumindo compromisso de tempo de serviço (de Engajamento), por um período de dois anos, contados a partir do dia imediato ao do término do Curso de Formação de Marinheiros.

A seguir, será designado para servir a bordo de Navio ou Organização Militar da Marinha do Brasil, em qualquer parte do território nacional, onde cumprirá um Estágio Inicial (EI), a fim de avaliar o seu desempenho ao longo do primeiro ano na graduação de Marinheiro.

Apenas aqueles aprovados no Estágio, já considerados plenamente adaptados à carreira naval, é que poderão permanecer no Serviço Ativo da Marinha (SAM).

Desde que alcance os requisitos mínimos previstos no Plano de Carreira de Praças da Marinha, o Marinheiro poderá vir a ser indicado e selecionado, no terceiro ano de serviço, para realizar Curso de Especialização (C-Espc) e, se aprovado, será promovido à graduação de Cabo, sendo, uma vez mais, designado para servir em Navio ou OM para realização de Estágio de Aplicação, como requisito de carreira.

Na graduação de Cabo, alcançando os requisitos mínimos para a inscrição, o militar poderá participar do concurso de seleção ao Curso Especial de Habilitação para a promoção a Sargento (C-Esp-HabSG), antes de completar o nono ano de serviço.

INSCRIÇÕES

Os interessados poderão inscrever-se, via Internet, até 16h30 do dia 23 deste mês (horário oficial de Brasília/DF), por meio do endereço eletrônico da Diretoria de Ensino da Marinha: www.ensino.mar.mil.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 11,00.

Quem preferir, poderá inscrever-se diretamente nas Organizações Militares da Marinha, nos dias úteis, das 8h30 às 16h30. Em São Paulo, os candidatos poderão realizar as suas inscrições no Comando do 8º Distrito Naval (COM 8º DN), que fica na rua Estado de Israel, nº 776 - Vila Clementino. Os telefones de atendimento dessa unidade são os seguintes: (11) 5080-4796/4797/4859.

PROVA

Os candidatos inscritos nesse processo seletivo serão submetidos a uma prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, sobre as disciplinas de Matemática (15 questões), Português (15) e Ciências (20). O exame será aplicado no dia 17 de abril, das 10 às 14 horas. Os acessos aos locais de realização dos exames serão abertos às sete horas e fechados às 8h45.

Informações sobre os locais de realização de prova podem ser obtidas no site da Diretoria de Ensino da Marinha na Internet.

(R.J.)

+ Resumo do Concurso Forças Armadas

Forças Armadas
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

12/01/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas