MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo sistema para avaliação de alunos

Segundo a resolução publicada no Diário Oficial do último dia 11, todas as instituições deverão adotar um mesm

Redação
Publicado em 21/05/2007, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Segundo a resolução publicada no Diário Oficial do último dia 11, todas as instituições deverão adotar um mesmo padrão de médias bimestrais e anuais, com notas em escala de 0 a 10 e arredondamento para o número inteiro imediatamente superior. Mudam também os ciclos da Progressão Continuada que passam de quatro para dois anos


No último dia 11, entrou em vigor um novo sistema de avaliação para todos os alunos da rede pública do Estado de São Paulo. De acordo com a resolução publicada no Diário Oficial, todas as escolas da rede pública adotarão um mesmo padrão de médias bimestrais e anuais, com notas em escala de 0 a 10 e arredondamento para o número inteiro imediatamente superior. Ou seja, se um aluno tirar nota 4,3 na média anual, terá o resultado arredondado para 5.

"A padronização das notas dos alunos foi necessária para que a Secretaria pudesse implantar um banco de dados com consulta única. Além disso, a alteração torna mais simples o acompanhamento do desempenho escolar. Já o arredondamento das notas é um pequeno detalhe diante das diversas modificações que estamos produzindo na rede estadual. Inclusive, esse arredondamento poderá ser um estímulo aos alunos", explica a secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maria Lucia Vasconcelos.

Revisão dos ciclos

Outra importante alteração na rede de ensino estadual se refere aos ciclos da Progressão Continuada que passam de quatro para dois anos. Para a secretária Maria Lucia, essa alteração será um grande passo para diagnosticar mais rápido as deficiências dos alunos. "Em vez de esperar quatro anos, agora faremos isso em dois anos. Ficará mais simples corrigir os problemas. A nova progressão começa a ser implantada este ano, com a avaliação na segunda série do ensino fundamental e, a partir de 2008, passa a valer também na 6ª série", afirma.

Boletins via Internet

O pacote da Secretaria para a melhoria do ensino no Estado ainda conta com mais uma novidade: a partir deste ano, os pais de alunos da rede estadual de ensino receberão em casa os boletins de seus filhos e terão, também, acesso às notas pela Internet. "Cada pai receberá uma senha, que lhe possibilitará acessar o boletim. Isso acontecerá já a partir de agosto", esclarece a secretária.

Além de facilitar o acesso dos pais ao desempenho e à freqüência dos filhos, o projeto também vai modernizar os registros da vida escolar dos alunos. No caso de uma transferência, por exemplo, será mais fácil o acesso da nova escola ao histórico do aluno que irá receber.

Com a informatização, a Secretaria terá, ainda, a possibilidade de fazer um monitoramento dos dados e resultados obtidos na rede estadual de ensino, informações que poderão nortear as ações em prol da melhoria da Educação no Estado.

O que vem por aí

Em meio a essas recentes mudanças no ensino estadual, a secretária de Educação informa que novas medidas deverão ser adotadas nos próximos anos. "Estamos muito preocupados neste momento em avaliar aquilo que está sendo nossa prioridade. Já em 2008, nós vamos reformular a grade de ensino, com uma pedagogia mais atraente ao aluno, como as aulas de inglês e espanhol que terão um direcionamento voltado para o mercado de trabalho", finaliza.


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso São Paulo

São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

20/05/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.