MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O Dia do Vestibulando - 24 de Maio

por Prof. Nicolau Marmo*

Redação
Publicado em 18/05/2007, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Por Prof. Nicolau Marmo*

Comemora-se em 24 de maio o Dia do Vestibulando, mas nem vamos comentar isso com esses estudantes. Deixemos passar despercebido, é melhor assim. Para que ficar enfatizando que no fim do ano terão de enfrentar o vestibular? Eles acordam todos os dias pensando nisso: no café da manhã, no almoço, no jantar... até sonham com isso. Eles sabem perfeitamente que não será a primeira vez que suas competências serão avaliadas e, também, não será a última. Mas temos de concordar: situação incômoda essa de ser candidato a uma vaga na universidade. VESTIBULANDO, até a palavra assusta!

Somos avaliados desde que nascemos pelos nossos pais, pelo pediatra, pelos amigos, na escola, nas competições esportivas, pelo(as) namorado(as). Mais tarde, pelo(as) esposo(as), pelos colegas de trabalho e pelo diretor da empresa na qual trabalhamos. Mas o que mais importa, na realidade, é a avaliação que fazemos de nós mesmos.

Pensando bem, o que é o vestibular? É um concurso como tantos outros: Banco do Brasil, Ministério da Fazenda etc. Como conseguir uma vaga disputada por muitos pretendentes? Disputando-a, submetendo-se às normas de um concurso - não é justo? Seria pior, muito pior mesmo, se as vagas fossem preenchidas, como acontece em certos casos, por apadrinhamento, por nomeação: "fulano de tal está nomeado para o 1º ano da Faculdade de Medicina da USP". Que tal?

Os mais disputados vestibulares de hoje são honestos e competentes – selecionam os candidatos mais aptos a ocupar as vagas oferecidas. O que é preciso fazer então para conquistar a vaga pretendida? Preparar-se adequadamente, tendo sabedoria para poder dividir o tempo entre o estudo, a preparação física (exercícios, sono, alimentação), a convivência familiar e o lazer.

As pesquisas internacionais colocam o Brasil nos últimos lugares, no que se refere à Educação. Pena que os pesquisadores não tenham conhecimento dos alunos que conseguem as vagas mais disputadas em algumas das principais universidades do país. Submetem-se a provas de oito disciplinas: Português, Inglês, Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia e História, com rendimento médio em torno de 75%. Vejam estas provas, senhores pesquisadores, e constatem que temos uma juventude talentosa, que nem tudo vai tão mal neste país.

Meu caro vestibulando, temos orgulho de você e vamos mudar de idéia. É justo que tenha o seu dia para comemorar a sua coragem e determinação de enfrentar mais esta importante competição em sua vida. No fundo, está competindo com você mesmo e mais ninguém, em busca de superar seus próprios limites.

Parabéns!


* Prof. Nicolau Marmo é coordenador geral do Sistema Anglo de Ensino. Desde a década de 60, atua na preparação de estudantes para os principais vestibulares do país.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.