Tudo Sobre

Empregos Olimpíada

Olimpíada de Química terá início em agosto

A próxima terá início no mês de agosto, e nela competem estudantes do ensino médio de todo o país;



Redação
Publicado em 21/05/2008, às 14h46

Os 40 estudantes de cada estado que conseguirem as melhores colocações nas Olimpíadas Estaduais de Química, realizadas anualmente, em datas diversas ao longo do ano, são classificados para a disputa na Olimpíada Brasileira de Química, que é promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) em parceria com a Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e dezoito universidades federais, apoiados pelo CNPq e pela Capes.

A próxima terá início no mês de agosto, e nela competem estudantes do ensino médio de escolas, públicas e privadas, de todos os estados do país. As inscrições serão recebidas do dia 1o a 17 de agosto por aqueles alunos que já competiram. Os 15 vencedores dessa etapa nacional participam de Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores de curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes. Desse grupo, serão escolhidos 4 estudantes que comporão a equipe brasileira na Olimpíada Internacional (IChO) e na Olimpíada Iberoamericana de Química.

A IChO atualmente reúne estudantes de cerca de 70 países e será disputada, este ano, pelos vencedores de 2007, de 12 a 21 de julho, em Budapeste, na Hungria. Em outubro, é a vez da Costa Rica sediar a Olimpíada Iberoamericana. O Brasil, no ano passado, conquistou medalha de prata na IChO, realizada em Moscou, com a estudante cearense Thaís Macedo Bezerra Terceiro Jorge, e venceu a Iberoamericana, sediada no Rio de Janeiro, obtendo três medalhas de ouro e uma de prata, com a mesma Thaís e outros três parceiros conterrâneos seus. Thaís, de 17 anos, foi recentemente admitida no MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos maiores centros de ensino e pesquisa em ciência e tecnologia do mundo, de onde já partiram 72 alunos agraciados com o Prêmio Nobel.

Júnior

Entre agosto e outubro deste ano, será realizada a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Química Júnior, voltada aos estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o território nacional, matriculados nos dois últimos anos (7ª ou 8ª séries).

As inscrições serão recebidas entre 1o de julho e 8 de agosto. Os professores ou os coordenadores representantes das escolas deverão, neste período, acessar o site www.obq.ufc.br/RepresOBQjr.htm e realizá-las.

Os quatro alunos que obtiverem medalha de ouro terão seus nomes gravados no troféu da Olimpíada.

Lygia Roncel

+ Resumo Empregos Olimpíada

Olimpíada
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda

21/05/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas