MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Olimpíada de Química terá início em agosto

A próxima terá início no mês de agosto, e nela competem estudantes do ensino médio de todo o país;

Redação
Publicado em 21/05/2008, às 14h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os 40 estudantes de cada estado que conseguirem as melhores colocações nas Olimpíadas Estaduais de Química, realizadas anualmente, em datas diversas ao longo do ano, são classificados para a disputa na Olimpíada Brasileira de Química, que é promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) em parceria com a Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e dezoito universidades federais, apoiados pelo CNPq e pela Capes.

A próxima terá início no mês de agosto, e nela competem estudantes do ensino médio de escolas, públicas e privadas, de todos os estados do país. As inscrições serão recebidas do dia 1o a 17 de agosto por aqueles alunos que já competiram. Os 15 vencedores dessa etapa nacional participam de Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores de curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes. Desse grupo, serão escolhidos 4 estudantes que comporão a equipe brasileira na Olimpíada Internacional (IChO) e na Olimpíada Iberoamericana de Química.

A IChO atualmente reúne estudantes de cerca de 70 países e será disputada, este ano, pelos vencedores de 2007, de 12 a 21 de julho, em Budapeste, na Hungria. Em outubro, é a vez da Costa Rica sediar a Olimpíada Iberoamericana. O Brasil, no ano passado, conquistou medalha de prata na IChO, realizada em Moscou, com a estudante cearense Thaís Macedo Bezerra Terceiro Jorge, e venceu a Iberoamericana, sediada no Rio de Janeiro, obtendo três medalhas de ouro e uma de prata, com a mesma Thaís e outros três parceiros conterrâneos seus. Thaís, de 17 anos, foi recentemente admitida no MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos maiores centros de ensino e pesquisa em ciência e tecnologia do mundo, de onde já partiram 72 alunos agraciados com o Prêmio Nobel.

Júnior

Entre agosto e outubro deste ano, será realizada a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Química Júnior, voltada aos estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o território nacional, matriculados nos dois últimos anos (7ª ou 8ª séries).

As inscrições serão recebidas entre 1o de julho e 8 de agosto. Os professores ou os coordenadores representantes das escolas deverão, neste período, acessar o site www.obq.ufc.br/RepresOBQjr.htm e realizá-las.

Os quatro alunos que obtiverem medalha de ouro terão seus nomes gravados no troféu da Olimpíada.

Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Olimpíada

Olimpíada
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

21/05/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.