Os resultados nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, Química e Física foram bastante otimistas.
Os resultados das Olimpíadas Internacionais de Matemática, Química e Física, realizadas em julho, foram extremamente otimistas para as equipes brasileiras, representadas por alunos do ensino médio.
Na de Matemática (IMO – International Mathematical Olympiad), que teve sua 49a edição sediada em Madri (Espanha), a equipe brasileira formada por 6 estudantes obteve um total de 152 pontos, com 5 medalhas de prata e 1 de bronze, e conquistou o 16o lugar em meio a 103 países participantes, sua segunda melhor colocação na competição desde 1979, quando iniciou sua participação – a melhor colocação foi o 15o lugar em 1985. A grande campeã desta edição – pela oitava vez, nos últimos dez anos – foi a China, com cinco medalhas de ouro e 1 de prata, acumulando 217 pontos, seguida por Rússia (199 pontos) e Estados Unidos (190 pontos).
Na 40a edição da Olimpíada Internacional de Química (International Chemistry Olympiad – IChO), realizada em Budapeste (Hungria) e com 71 países participantes, o Brasil conseguiu um desempenho melhor do que o do ano passado, com os quatro estudantes cearenses que compunham a equipe sendo premiados com medalhas: 1 de prata e 3 de bronze, uma classificação superior a todos os países ibero-americanos e a países como os Estados Unidos, a França, o Japão e a Dinamarca.
Na 39a edição da Olimpíada Internacional de Física (Internacional Physics Olympiad – IPhO), por sua vez, sediada em Hanói (Vietnã) e que reuniu 90 países, o Brasil conquistou um feito inédito: sua primeira medalha de prata na competição. Além dela, foram conquistadas 1 medalha de bronze e 2 menções honrosas, o melhor desempenho entre os países da América Latina.
Para conquistar a chance de representar o Brasil nas próximas Olimpíadas Internacionais, é necessário vencer as Olimpíadas Nacionais. As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática se encerraram no mês de maio, mas os estudantes ainda têm a oportunidade de concorrer às de Física e Química, cujas inscrições têm fim nesse mês.
Olimpíada de Física
A Olimpíada Brasileira de Física receberá inscrições até esta quarta-feira, dia 6. As escolas interessadas, da rede pública ou particular, devem entrar em contato com um Coordenador Estadual ou Regional da Olimpíada e nomear professores como representantes na escola. Para tanto, poderão consultar a relação de Coordenadores no portal da competição (www.sbf1.sbfisica.org.br), no qual também devem ser feitos os cadastros de professores. Poderão participar da Olimpíada alunos do último ano do ensino fundamental e de todo o ensino médio.
Olimpíada de Química
As inscrições serão recebidas até o dia 17 de agosto, e são destinadas apenas aos 40 alunos que conseguirem as melhores classificações nas Olimpíadas Estaduais. Os 15 vencedores da etapa nacional participarão de Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores de curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes.
Lygia Roncel
Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado,
Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Técnico,
Ensino Superior,
Não informado
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.