MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

País se destaca em Olimpíadas internacionais

Os resultados nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, Química e Física foram bastante otimistas.

Redação
Publicado em 04/08/2008, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os resultados das Olimpíadas Internacionais de Matemática, Química e Física, realizadas em julho, foram extremamente otimistas para as equipes brasileiras, representadas por alunos do ensino médio.

Na de Matemática (IMO – International Mathematical Olympiad), que teve sua 49a edição sediada em Madri (Espanha), a equipe brasileira formada por 6 estudantes obteve um total de 152 pontos, com 5 medalhas de prata e 1 de bronze, e conquistou o 16o lugar em meio a 103 países participantes, sua segunda melhor colocação na competição desde 1979, quando iniciou sua participação – a melhor colocação foi o 15o lugar em 1985. A grande campeã desta edição – pela oitava vez, nos últimos dez anos – foi a China, com cinco medalhas de ouro e 1 de prata, acumulando 217 pontos, seguida por Rússia (199 pontos) e Estados Unidos (190 pontos).

Na 40a edição da Olimpíada Internacional de Química (International Chemistry Olympiad – IChO), realizada em Budapeste (Hungria) e com 71 países participantes, o Brasil conseguiu um desempenho melhor do que o do ano passado, com os quatro estudantes cearenses que compunham a equipe sendo premiados com medalhas: 1 de prata e 3 de bronze, uma classificação superior a todos os países ibero-americanos e a países como os Estados Unidos, a França, o Japão e a Dinamarca.

Na 39a edição da Olimpíada Internacional de Física (Internacional Physics Olympiad – IPhO), por sua vez, sediada em Hanói (Vietnã) e que reuniu 90 países, o Brasil conquistou um feito inédito: sua primeira medalha de prata na competição. Além dela, foram conquistadas 1 medalha de bronze e 2 menções honrosas, o melhor desempenho entre os países da América Latina.

Para conquistar a chance de representar o Brasil nas próximas Olimpíadas Internacionais, é necessário vencer as Olimpíadas Nacionais. As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática se encerraram no mês de maio, mas os estudantes ainda têm a oportunidade de concorrer às de Física e Química, cujas inscrições têm fim nesse mês.

Olimpíada de Física

A Olimpíada Brasileira de Física receberá inscrições até esta quarta-feira, dia 6. As escolas interessadas, da rede pública ou particular, devem entrar em contato com um Coordenador Estadual ou Regional da Olimpíada e nomear professores como representantes na escola. Para tanto, poderão consultar a relação de Coordenadores no portal da competição (www.sbf1.sbfisica.org.br), no qual também devem ser feitos os cadastros de professores. Poderão participar da Olimpíada alunos do último ano do ensino fundamental e de todo o ensino médio.

Olimpíada de Química

As inscrições serão recebidas até o dia 17 de agosto, e são destinadas apenas aos 40 alunos que conseguirem as melhores classificações nas Olimpíadas Estaduais. Os 15 vencedores da etapa nacional participarão de Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores de curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes.


Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Brasil

Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Não informado
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

04/08/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.