Inscrições vão até as 21h de 6 de junho.
Conforme informou em primeira mão o site do JC&E na manhã da última terça-feira, dia 20, as inscrições para o processo seletivo do ProUni referente ao segundo semestre deste ano começaram no último dia 21 e irão até as 21h do dia 6 de junho.
De acordo com o MEC, nesta nova edição do programa serão ofertadas 119.529 bolsas, sendo 45.198 integrais, 15.196 parciais (de 50%), 30.253 complementares (de 25%) e 28.882 adicionais (sem isenção de impostos para as instituições).
Os estudantes deverão inscrever-se exclusivamente pela internet, mediante preenchimento de ficha de inscrição no site do programa: www.mec.gov.br/prouni.
Programa
LEIA TAMBÉM
O ProUni concede a estudantes brasileiros de baixa renda e que não possuam diploma de nível superior bolsas de estudos para cursos em instituições privadas parceiras do MEC. Em contrapartida, o governo federal oferece isenção de alguns tributos às escolas que aderem à iniciativa.
Também podem participar do ProUni alunos portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública.
No caso dos professores, eles concorrerão a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Para concorrer ao ProUni, o candidato deve:
• ter obtido nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado;
• ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral;
• comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50) para concorrer à bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 1.245) para a bolsa parcial (50% do valor da mensalidade) ou mesmo para bolsa complementar de 25% – nessa modalidade, os outros 75% restantes da mensalidade são custeados pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) para disciplinas consideradas prioritárias, como Medicina, Engenharia, Geologia, Licenciaturas em Física, Química, Matemática, Biologia, além de cursos do Catálago Nacional de Cursos Superiores Tecnológicos do MEC (ver em www.mec.gov.br/setec).
Neste processo seletivo, os candidatos devem optar por uma modalidade de bolsa e escolher até sete opções de instituições de ensino, cursos, habilitações ou turnos, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar per capita.
Vale dizer que os limites de renda citados não se aplicam aos professores.
Pré-seleção
A pré-seleção dos estudantes inscritos no processo seletivo do ProUni – 2º Semestre de 2008 considerará a média aritmética entre as notas obtidas pelo candidato nas provas objetiva e de redação do Enem referente ao ano de 2007.
Os candidatos serão pré-selecionados em primeira, segunda ou terceira chamada, em ordem decrescente, e de acordo com o limite de bolsas disponíveis. Caso haja igualdade, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:
I - maior nota na prova de redação;
II - candidato mais idoso;
III - persistindo o empate, o desempate beneficiará o candidato
que efetuou primeiramente sua inscrição.
O MEC divulgará, no dia 11 de junho, no site do ProUni na Internet, a primeira chamada do processo de pré-seleção. Aqueles que não forem contemplados nessa primeira lista deverão conferir se obtiveram a classificação na 2ª e 3ª chamada, previstas para serem reveladas nos dias 7 e 17 de julho, respectivamente.
Informações
Outras informações sobre processo seletivo do ProUni referente ao segundo semestre deste ano podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.
Rogerio Jovaneli/SP Siga o JC Concursos no Google News
ProUni
- Programa Universidade para Todos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.