MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Programe-se para o vestibular

* por Wagner Sanchez

Redação
Publicado em 05/10/2007, às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

* por Wagner Sanchez


Toda grande conquista necessita de um projeto. Desde a invenção do avião, da pólvora, até a ida do homem à Lua ou à organização de uma Copa do mundo, necessitaram de um grande projeto e muita disciplina no seu cumprimento. Conseguir uma vaga nos principais vestibulares do Brasil não é diferente. Assim, a minha dica para os meses que antecedem os principais vestivulares do País é: "faça um projeto para o vestibular".

De hoje até o dia do seu grande vestibular, seja ele Fuvest, Unicamp, ITA ou Unesp, crie um cronograma diário com os objetivos a alcançar. Estes objetivos, você já está cansado de saber, são: literatura obrigatória, conteúdos das matérias, técnicas de redação, atualidades, enfim tudo aquilo que seus professores estão dizendo desde o início do ano para alguns ou desde o primeiro ano do ensino médio para outros.

Liste todas as matérias que deverão ser repassadas ou compreendidas por você. Distribua todo o conteúdo a ser estudado numa linha do tempo. Estes serão os objetivos a alcançar: estudar cada item no período de tempo programado. Além disto, inclua estratégias para conseguir atingir tais objetivos. Por exemplo: suponha que você tenha programado ler um livro em um determinado final de semana. Defina com sua família que neste final de semana vocês poderão até ir viajar, porém esta viagem terá que ser para um lugar tranqüilo, onde você possa se deliciar com seu livro enquanto os outros se divertirão com outras atividades. Outro exemplo: existe um conteúdo de Física que você não conseguiu pegar, mas o seu amigo domina essa matéria e está disposto a ajudá-lo. Programe-se para que em uma determinada tarde você possa oferecer-lhe um delicioso lanche e ele possa estar em sua casa para ajudá-lo. Estes dois fatores (viajar para um lugar tranqüilo e lanche em casa à tarde), são estratégias para que você consiga atingir seus objetivos, que são ler um determinado livro e assimilar o conteúdo de Física.

Fator importante que existe em todos os grandes projetos é o marco da conquista. Crie, em sua linha do tempo, marcos de conquista, ou seja, sempre comemore depois de um conteúdo complicado mas compreendido, ou depois de um grande livro lido e entendido. Isto irá estimulá-lo a continuar. Crie premiações para você mesmo. Você pode se recompensar com uma ida ao cinema com os amigos, depois de conseguir revisar e assimilar todo o conteúdo de química. Que tal ir a uma lanchonete com a família se conseguir tirar uma nota alta no simulado do final de semana? Toda grande conquista depende de conquistas menores e estimulá-las irá levá-lo à grande conquista.

Não se esqueça de colocar tarefas simples no seu cronograma, mas de suma importância para que você possa atingir o seu grande objetivo: prazo para aquisição dos manuais, data para a inscrição no vestibular, entre outras.

Você pode desenvolver o seu projeto em folhas grandes, mensais, e deixar sempre a do mês corrente no seu campo de visão diário, isto é, em um local que você possa visualizar - logo ao acordar - os objetivos e estratégias do dia e, assim, mentalizar tudo aquilo que deverá acontecer nesse dia.

Dentro do seu projeto, não pode ser deixada de lado a palavra disciplina. Ela será fundamental para a sua conquista. É obvio que haverá dias que você estará indisposto ou terá contratempos. Porém, estes dias deverão ser raros e você deverá recuperar o tempo perdido. Assim, respire fundo, peça ajuda aos seus pais e amigos e monte o seu projeto para os vestibulares. Este poderá ser o projeto fundamental para o resto de sua vida. Reflita! Você estará planejando a carreira de sua vida.

Boa sorte !


* Wagner Sanchez - Bacharel e Mestre em Tecnologia da Informação, Especialista em Educação, atuando há doze anos como consultor na área de tecnologia e gestão. É Diretor Acadêmico da Faculdade e Colégio Módulo.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.