MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Segunda fase tem início neste domingo

A segunda etapa do vestibular mais disputado do País terá, no máximo, quatro provas analítico-expositivas. O n

Redação
Publicado em 04/01/2008, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A segunda etapa do vestibular mais disputado do País terá, no máximo, quatro provas analítico-expositivas. O número de exames varia conforme a carreira escolhida pelo candidato. Somente a prova de Português, compreendendo a elaboração de uma redação e 10 questões de interpretação de textos, gramática e literatura, será obrigatória para todos os candidatos da 2ª fase. Os exames serão aplicados de 6 a 10 de janeiro


A partir deste domingo, dia 6, começa a segunda fase da Fuvest 2008, vestibular mais disputado do País. Trata-se do último passo para o estudante que pretende conseguir uma das 10.552 vagas abertas, oferecidas pela USP - Universidade de São Paulo (10.302), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100) e pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB (150).

Jornalismo, o curso
mais concorrido

Ao todo, o Vestibular Fuvest 2008 registrou 134.002 candidatos inscritos. Das carreiras oferecidas, Jornalismo apresentou maior disputa entre os candidatos. Isto porque 2.498 estudantes se inscreveram para as 60 vagas disponíveis na USP (41,6 candidatos por vaga).

No ranking da concorrência vieram, na seqüência, outros dois cursos da área de Humanidades: Publicidade e Propaganda, com 41,02 estudantes por vaga e Relações Internacionais, com 36,88 c/v.

A carreira de Oficial da Polícia Militar registrou aumento na disputa: 26,93 candidatos por vaga em 2008 contra 20,98 no ano passado.

Em números absolutos, Medicina foi a carreira com maior número de inscrições: 12.745 candidatos. Há 375 vagas em disputa para esse curso.

Primeira fase

Na primeira fase da Fuvest (exame de Conhecimentos Gerais), aplicada em 25 de novembro, os candidatos foram submetidos a 90 questões, das quais até 10% tiveram abordagem interdisciplinar, abrangendo o conjunto das disciplinas do núcleo comum do ensino médio: Português, Matemática, História, Física, Geografia, Química, Biologia e Inglês.

Obtiveram aprovação à segunda etapa do vestibular um total de 37.334 candidatos (incluindo treineiros).

Segunda fase

A 2ª fase da Fuvest tem um formato de prova diferente da primeira etapa. Ela é constituída por um conjunto de até quatro provas analítico-expositivas (o número de exames varia conforme a carreira escolhida pelo candidato). Apenas a de Português – compreendendo a elaboração de uma redação e 10 questões de interpretação de textos, gramática e literatura – é obrigatória para todos os participantes dessa fase. O número de pontos na segunda fase pode chegar a, no máximo, 160, conforme a carreira escolhida.

Nos dias de prova, os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13 horas. Veja o calendário das provas:

• 6/1 (domingo), das 13 às 17 horas – Português;
• 7/1 (segunda), das 13 às 16 horas – História ou Química;
• 8/1 (terça), das 13 às 16 horas – Geografia ou Biologia;
• 9/1 (quarta), das 13 às 16 horas – Física;
• 10/1 (quinta), das 13 às 16 horas – Matemática;

Além dos exames citados, algumas carreiras exigem provas de Habilidades Específicas. Veja o calendário:

• 8 a 10/1 - Provas Específicas de Artes Cênicas - Bacharelado e Licenciatura;
• 9/1 - Prova Específica do curso de Audiovisual;
• 9 a 11/1 - Prova Específica de Esporte;
• 10 e 11/1 - Prova Específica de Arquitetura (FAU) e de Design;
• 11/1 - Prova Específica de Arquitetura - São Carlos

Cronograma da APMBB

Como os candidatos à USP e à Santa Casa de São Paulo, os inscritos para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco – APMBB (150 vagas) realizaram as provas da primeira fase em 25 de novembro. A exemplo do último concurso, neste só foram abertas vagas para os homens.

A segunda etapa deste concurso, marcada para este domingo, dia 6, será constituído por uma prova de Língua Portuguesa, de natureza analítico-expositiva, compreendendo a elaboração de uma redação.

Confira, a seguir, as demais etapas do concurso da APMBB:

• 8/1/2008 - Apresentação à APMBB, dos convocados, para a 3ª fase do concurso;
• 11/2/2008 - 4ª fase - Investigação Social.


Aprovados

A lista com os nomes dos candidatos aprovados em primeira chamada no Vestibular da Fuvest será divulgada no dia 7 de fevereiro por meio do site www.fuvest.br. Os candidatos deverão efetuar matrícula nos dias 11 e 12 do mesmo mês.

Últimas dicas

É reta final, momento de decisão. A segunda fase do Vestibular Fuvest 2008 está chegando e aqueles que passaram o ano estudando devem diminuir o ritmo, limitando-se apenas às últimas revisões. Agora é hora de relaxar, cuidar da alimentação e colocar em prática tudo o que foi lido e relido nos últimos meses.

Vale a dica para que os candidatos revejam as provas discursivas aplicadas em vestibulares anteriores. No caso da redação, exame obrigatório a todos os participantes dessa fase, é bom concentrar esforços, se possível realizando, a título de treino, algumas redações envolvendo temas variados.

O JC&E, que sempre acompanha tudo o que cerca o maior e mais concorrido vestibular do País, deseja a você, vestibulando, um bom desempenho nesta segunda fase. Boa sorte!


Rogerio Jovaneli

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Fuvest 2008

Fuvest 2008
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

03/01/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.