MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vestibular 2008: última semana de inscrições

Prazo termina na próxima sexta-feira, dia 27. No total, serão oferecidas 1.500 vagas. A primeira turma, de 500

Redação
Publicado em 23/07/2007, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Prazo termina na próxima sexta-feira, dia 27. No total, serão oferecidas 1.500 vagas. A primeira turma, de 500 alunos, iniciará as aulas em fevereiro do ano que vem. Outros 500 estudantes serão convocados para o trimestre que terá início em maio de 2008, e os demais estudantes começarão a estudar em setembro do mesmo ano


Muita atenção você que ainda quer ingressar na Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição de Santo André, cidade da Grande São Paulo. Isto porque o prazo de inscrição ao Vestibular 2007/2008 dessa faculdade pública termina na próxima sexta-feira, dia 27.

A exemplo do que ocorreu em seu primeiro processo seletivo (2006/2007), a Federal do ABC oferecerá, no Vestibular 2007/2008, um total de 1.500 vagas. São 750 chances para o período diurno e as outras 750 para quem deseja estudar à noite. Poderá haver atividades escolares também no período vespertino. Além disso, o ano letivo será dividido em trimestres e os sábados serão considerados dias letivos.

Do total de candidatos aprovados no Vestibular da UFABC, 500 serão chamados para iniciar as aulas em fevereiro do ano que vem, outros 500 serão convocados para o trimestre que terá início em maio de 2008 e os demais estudantes começarão a estudar em setembro do mesmo ano.

Inicialmente, os selecionados ingressarão no curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com duração estimada de três anos. Só depois disso é que os estudantes seguirão um ramo específico de profissão, que pode ser:Bacharelado em Biologia (50 vagas), Ciências de Computação (140), Física (50), Matemática (50), Química (50),Engenharia Ambiental e Urbana (140), Eng. Aeroespacial (120), Bioengenharia (120), Eng. de Energia (120), Eng. de Gestão (120), Eng. de Instrumentação, Automação e Robótica (120), Eng. de Materiais (120), Eng. de Informação (140); ou, ainda, Licenciatura em Biologia (40), Física (40), Matemática (40), Química (40).

Sistema de Cotas

Nesta seleção será adotado o sistema de cotas. Das 1,5 mil vagas oferecidas, 50% delas – 750 vagas – serão destinadas a alunos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas, sendo asseguradas 204 dessas vagas a alunos de raça negra (pretos e pardos) e três a estudantes de origem indígena.

Estão inseridos nesse sistema de cotas os alunos concluintes do ensino médio supletivo que tenham cursado o ensino fundamental integralmente em escola pública.

Caso essas vagas reservadas não sejam preenchidas por candidatos de raça negra ou de origem indígena, elas poderão ser ocupadas pelos demais candidatos cotistas, com observância da ordem de classificação no concurso. Não preenchidas por candidatos cotistas, poderão ser disputadas pelos demais candidatos classificados no vestibular.

Provas

As provas da primeira e segunda fase referentes ao Vestibular 2007/2008 da UFABC serão realizadas na Capital paulista e na região do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre os exames:

• Primeira fase – a primeira fase, marcada para 19 de agosto deste ano, das 14 às 18 horas, será constituída por prova de Conhecimentos Gerais (90 questões).

Os candidatos poderão solicitar, no ato da inscrição, o aproveitamento da nota de Conhecimentos Gerais, obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2005 ou de 2006, para a primeira fase do vestibular.

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 6 de setembro por meio do endereço eletrônico da Vunesp (

www.vunesp.com.br). Serão convocados para a segunda fase os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 e que se encontrem entre os 4.500 mais bem classificados.

• Segunda fase – a segunda fase ocorrerá nos dias 15 e 16 de setembro, sendo constituída por Provas de Conhecimentos Específicos e uma redação. A primeira prova, que será realizada no dia 15, terá oito questões dissertativas de Matemática e outros oito testes de Química.

Já o segundo exame, a ser aplicado em 16 de setembro, será constituído por uma redação e, também, por 16 testes dissertativos: oito de Física e mais oito de Biologia.

O resultado final do Vestibular da UFABC será anunciado no dia 28 de setembro.

Inscrições

As inscrições para o Vestibular da UFABC devem ser feitas exclusivamente pelo site da Vunesp: www.vunesp.com.br. Neste mesmo endereço, os vestibulandos poderão acessar o Manual do Candidato.

Para participar é preciso efetuar o pagamento de taxa de inscrição de R$ 95,00 (quem se inscreveu até 8 de julho pagou R$ 90,00). O vestibulando poderá recolher a taxa em toda a rede bancária.

O edital, contendo todas as normas referentes a esse vestibular, pode ser conferido abaixo.


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso UFABC

UFABC - Universidade Federal do ABC
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

22/07/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.