MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Vestibular: seu projeto pode começar agora

por Wagner M. Sanchez*

Redação
Publicado em 25/04/2007, às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

por Wagner M. Sanchez*

Toda grande conquista necessita de um grande projeto para ser concretizada. Tanto a invenção do avião, da pólvora, como a ida do homem à Lua ou a organização dos jogos Pan-Americanos, necessitaram de um grande projeto e muita disciplina no seu cumprimento. Conseguir uma vaga nos principais vestibulares do Brasil não é diferente. Assim, a principal dica é: faça um projeto para o vestibular.

É comum deixarmos o planejamento sempre em segundo plano, às vezes não realizá-lo, e pior, insistimos em deixar tudo para a última hora. Passar em um grande vestibular não é diferente, temos que realizar um planejamento de estudos, de metas ao longo da vida acadêmica e principalmente no decorrer do ensino médio. Se isso ainda não foi feito, ainda há tempo.

De hoje até o dia do seu vestibular, crie um cronograma diário com os objetivos a alcançar. Esses objetivos, você já está cansado de saber, são: leituras obrigatórias, conteúdos das matérias, técnicas de redação, simulados, atualidades etc. Liste todas as matérias que deverão ser repassadas ou compreendidas. Distribua o conteúdo a ser estudado numa linha do tempo. Estes serão os objetivos a alcançar, estudar cada item no período de tempo programado.

Fator importante que existe em todos os grandes projetos é o marco da conquista. Crie, em sua linha do tempo, "marcos de conquista", ou seja, sempre comemore depois de um conteúdo complicado, mas compreendido, ou depois de um grande livro lido e entendido. Isso irá estimulá-lo a continuar. Crie premiações para você mesmo. Você pode se recompensar com uma ida ao cinema com os amigos, depois de conseguir revisar e assimilar todo o conteúdo de química. Toda grande conquista depende de conquistas menores, e estimulá-las irá levá-lo à grande conquista.

Veja o exemplo abaixo:

ABRIL

DIAS

27 – Sexta

28 – Sábado

29 - Domingo

Objetivos (Atividades)

Repassar o conceito de equação do 2º grau

Repassar o conceito de equação do 2º grau

Repassar o conceito de equação do 2º grau

Conclusão

SIM

SIM

SIM

Estratégias para se conseguir os objetivos

Praticar os exercícios da apostila

Praticar os exercícios da apostila

Praticar os exercícios da apostila

Marco de conquista

(Comemoração do êxito)

Ir ao cinema no final da tarde



Não se esqueça de colocar tarefas simples no seu cronograma, mas de suma importância para que você possa atingir o seu grande objetivo, como por exemplo prazo para aquisição dos manuais e data para a inscrição no vestibular, entre outras.

Faça,mensal ou quinzenalmente, um balanço do andamento do seu projeto, utilizando a linha "Conclusão" como indicador, onde deve ser apontada a realização ou não das atividades. O seu projeto pode estar atrasado ou adiantado e, se for necessário, faça um replanejamento das atividades na linha do tempo. Algumas podem ser feitas em menos tempo ou podemos utilizar mais tempo com outras. O importante é não comprometer a finalização do seu projeto e, com isso, dificultar o seu sucesso.

Dentro do seu projeto, não pode ser deixada de lado a palavra disciplina. Ela será fundamental para a conquista. É obvio que haverá dias em que você estará indisposto ou terá contratempos. Porém, esses dias deverão ser raros e você deverá recuperar o tempo perdido. Assim, respire fundo, peça ajuda aos seus pais e amigos e monte o seu projeto para o vestibular. Esse projeto pode ter importância fundamental para o resto de sua vida.

Boa sorte!


* Wagner M. Sanchez é diretor pedagógico do Colégio e Faculdade Módulo.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.