MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

4 soft skills que todo desenvolvedor precisa ter em 2024

Saiba quais são as soft skills que os profissionais de tecnologia devem desenvolver para se destacar no mercado de trabalho em tempos de AI First

4 soft skills que todo desenvolvedor precisa ter em 2024
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/02/2024, às 19h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mundo está em constante transformação, especialmente no campo da tecnologia. Com o surgimento e o desenvolvimento de inúmeras tecnologias, como a IA generativa, big data, cloud e Internet das coisas (IoT), o modo de viver, se relacionar e trabalhar da humanidade mudou drasticamente nos últimos anos.

Nesse cenário, os profissionais de tecnologia, principalmente os desenvolvedores, precisam estar sempre atentos às soft skills, ou seja, as habilidades interpessoais que as empresas esperam deles. As soft skills são aquelas que complementam as hard skills, ou seja, as habilidades técnicas que muitas vezes são incorporadas pelas máquinas.

Para se destacar no mercado de trabalho em tempos de AI First, ou seja, em que a inteligência artificial é o principal motor de inovação e competitividade, os desenvolvedores precisam desenvolver quatro soft skills essenciais, segundo dois especialistas da Deal Technologies, consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em qualquer estágio de maturidade digital.

Comunicação assertiva

A primeira soft skill é a comunicação assertiva. Para estar em um cargo de desenvolvedor, é necessário ser capaz de expressar suas ideias, dúvidas, sugestões e até mesmo ter conversas difíceis.

Isso é parte do dia a dia de qualquer função em tecnologia. Não só saber como falar, mas também quando falar. Uma comunicação assertiva, sincera, objetiva e clara proporciona um caminho mais suave para a entrega das atividades do time, especialmente em empresas que atuam em home office, assim se quebra essas barreiras geradas pelo trabalho remoto”, afirma Victor Nogueira, especialista de negócios da Deal Technologies.

Autogerenciamento

A segunda soft skill é o autogerenciamento. Com a popularização do trabalho remoto e do home office, organizar seu tempo, ter senso de urgência e de entrega é fundamental com todas as distrações que podemos ter ao longo do dia, como um telefone que toca, alguém que nos chama em nossa casa e atividades externas. Entender que sem disciplina não existe liberdade e que precisamos arcar com nossas responsabilidades é uma soft skill fundamental. A autodisciplina também está na capacidade de gerenciar o tempo de forma eficiente.

É preciso priorizar tarefas e manter a produtividade quando se há um cenário onde o trabalho remoto e a flexibilidade de horários são comuns. Isso também inclui a autodisciplina para manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, evitando o burnout”, pontua Viviane Guirado, Gerente dos times de desenvolvimento da Deal Technologies.

Trabalho em equipe

A terceira soft skill é o trabalho em equipe. Esse é um tópico sempre muito falado, mas é necessário sempre olhar para si para saber como tem sido suas ações com seu time. Os desenvolvedores raramente trabalham isoladamente. Eles precisam colaborar com outros desenvolvedores, designers, gerentes de produto e outras partes interessadas. A capacidade de colaboração, divisão de tarefas, participar ativamente do time e estar ali do lado quando o problema surge também é uma soft skill importante. Entender que somos parte de uma engrenagem que precisa do todo para funcionar corretamente e resolver problemas nos faz chegar mais rápido do outro lado.

Visão de negócios

A quarta e última soft skill é a visão de negócios. Independente da sua função no time, ter a visão do negócio em que se está atuando é muito importante para atingir não somente o prazo das entregas, mas o resultado esperado de cada uma delas. É comum encontrar nas empresas pessoas e times que não usam e nem conhecem o funcionamento de seu próprio produto ou até mesmo não entendem ou buscam conhecer o negócio da companhia. Buscar notícias relevantes sobre a área de atuação, escutar podcasts, entender o cenário macroeconômico e até mesmo fazer a leitura de relatórios de resultados das empresas que possuem capital aberto, por exemplo, são coisas que valorizam o passe de qualquer profissional e lhe dá mais bagagem para entrar em discussões de estratégia.

Essas são as quatro soft skills que todo desenvolvedor precisa ter em 2024, segundo os especialistas da Deal Technologies.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.