MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

5 dicas de como negociar um aumento de salário com o patrão

Antes de se preparar para uma negociação de aumento, é necessário entender se este é o momento ideal. Confira todas as dicas

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/04/2022, às 10h53 - Atualizado às 11h11

Buscando um aumento? 5 dicas de como negociar
Buscando um aumento? 5 dicas de como negociar - Shutterstock
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

A escassez de bons profissionais no mercado de trabalho gera uma verdadeira batalha de empresa em busca de um trabalhador qualificado. Por outro lado, aquele que detém sólidos conhecimentos em uma determinada função pode usar esse fator para almejar ganhos maiores. Contudo, antes de se preparar para uma negociação de aumento de salário, é necessário entender se este é o momento ideal. Confira!

Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil, cita um sinal importante a ser ponderado sobre pedir um aumento de salário. “O tempo que o funcionário tem de empresa é um ponto importante, o ideal é que a pessoa esteja há pelo menos um ano trabalhando. Além disso, se recentemente assumiu mais responsabilidades ou até mesmo uma nova posição, pode ser uma boa oportunidade para pedir um aumento.”

Pensando nisso, o site de empregos Indeed listou as principais táticas que os colaboradores podem usar na hora de negociar a compensação com os empregadores.

Pesquise dados salariais para o seu cargo

Antes de pedir um aumento de salário, é preciso saber qual é a faixa salarial média para sua posição e seu nível de experiência. Se sentir-se à vontade, pergunte a outras pessoas da empresa que estão em posições semelhantes ou têm um tempo de experiência parecido com o seu, pois é importante certificar-se de que o aumento que você pede está dentro do alcance. Também é possível fazer pesquisas online em sites que mostram uma média salarial para diversas posições, como o próprio Indeed.

Considere o momento atual de sua empresa

Familiarize-se com as finanças e o desempenho de sua empresa nos últimos trimestres para ter uma noção se eles estão crescendo ou não. Uma empresa que está passando por um período de estagnação ou declínio pode não estar em condições de oferecer aumentos.

Reflita sobre o que você conquistou nesta função

A melhor maneira de convencer o empregador de que você merece um aumento de salário é trazer à tona suas realizações específicas que ajudaram a empresa a atingir seus objetivos. É importante demonstrar que o valor que você traz para a equipe vale o aumento do salário. Se você foi solicitado a assumir responsabilidades ou funções adicionais na empresa, este também é um bom momento para pedir um aumento para acompanhar esse trabalho extra.

Decida o seu valor alvo e o alcance para o aumento

Convencer seu empregador de que você merece o aumento é apenas o começo. Você também precisa estar preparado para negociar o valor real desse aumento, o que significa que você precisa definir um número com uma margem apropriada. Esse intervalo de margem deve começar com o valor mais baixo com o qual você gostaria e terminar com o valor mais alto que você acha razoável pedir, com base em sua pesquisa anterior.

Prepare sua apresentação e pratique este momento de negociação

Ao entrar na reunião, é preciso estar pronto e com uma narrativa convincente sobre por que merece receber um aumento. Para manter os argumentos organizados, é útil estruturar todos os pontos na forma de uma apresentação ou discurso de vendas. Outra maneira de se organizar é trazendo notas com você para consultar, mas, em geral, tente mantê-lo mais como uma conversa do que uma apresentação real. Esteja preparado também para responder a perguntas e contra-argumentos.

Por fim, Felipe Calbucci também aconselha: "Além do valor salarial, o colaborador pode identificar alguns outros benefícios que esteja disposto a aceitar, como dias de trabalho remotos, auxílio médico ou até participação nos lucros”. Seja como for, segundo ele, é essencial manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho, por isso, saiba oferecer alternativas, mas também quando aceitar a negativa.

+++ Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja uma vaga de emprego, estágio ou trainee, fique ligado no site do JC Concursos! Na editoria de empregos, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos, dicas de carreira e muito conteúdo sobre empregabilidade para trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e de todo o Brasil. O JC ainda dispõe de uma página exclusiva com informações sobre empresas da iniciativa privada com vagas abertas no momento.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesempregos
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.