MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

5 dicas para lidar com o desemprego e retornar ao mercado de trabalho

Confira didas de gestora de carreira para não sucumbir com o desemprego e retornar ao mercado de trabalho

Dicas para retornar ao mercado de trabalho
Dicas para retornar ao mercado de trabalho - Freepik

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 11/04/2022, às 09h14 - Atualizado às 09h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mercado de trabalho brasileiro continua sofrendo fortemente com a recessão econômica que o país atravessa. Com isso, os processos seletivos ficaram ainda mais acirrados e muitos trabalhadores estão na luta por uma nova oportunidade de emprego. Levando em conta essa realidade, a gestora de carreira Madalena Feliciano listou cinco dicas para não sucumbir com o desemprego e retornar ao mercado de trabalho. Confira!

Superação e coragem andam juntas

Para conquistar qualquer objetivo o principal componente é a coragem. Desse modo, encarar uma demissão é uma tarefa necessária, por mais difícil que possa parecer. É claro que existe um período no qual a pessoa sente tristeza pela perda do emprego, mas deve encontrar forças para ir a busca de outras oportunidades.

Você gosta do que faz?

Já ouviu aquela frase “trabalhe com o que gosta e não trabalhará nenhum dia”, pelo simples prazer em trabalhar? Pois bem, se o tipo de trabalho que realiza não o faz feliz, talvez essa seja a oportunidade de buscar outra coisa, em uma área diferente. Procure o que lhe agrada, assim você terá mais chance de alcançar o sucesso.

Conheça o mercado de trabalho

Se for mudar, então é melhor estudar o mercado da área que deseja. Agora que está do lado de fora, é a hora de fazer boas análises para encontrar a melhor oportunidade.

Trabalhe sua comunicação interpessoal

Em uma linguagem acessível, conheça e mantenha contato com pessoas da sua área de atuação almejada. Ter boa rede de contatos é muito importante para encontrar novas oportunidades. Por isso não se esqueça de cultivar bons relacionamentos com as pessoas de forma constante.

Conheça a vaga para a qual se candidatou

Antes de candidatar-se à uma vaga, procure informações sobre a empresa e como ela executa os trabalhos que oferece. Saber onde está pisando é o mínimo que o recrutador espera do candidato, segundo Madalena. Por último e não menos importante, ao ser chamado para uma entrevista, saiba comportar-se. A avaliação começa a partir do momento que você entra na empresa, então, desde a portaria, mantenha a boa postura e educação. A entrevista é o momento crucial para mostrar as habilidades e demonstrar confiança ao contratante.

+++ Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja uma vaga de emprego, estágio ou trainee, fique ligado no site do JC Concursos! Na editoria de empregos, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos, dicas de carreira e muito conteúdo sobre empregabilidade para trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e de todo o Brasil. O JC ainda dispõe de uma página exclusiva com informações sobre empresas da iniciativa privada com vagas abertas no momento.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.