MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

62% dos brasileiros desejam trocar de carreira, revela pesquisa da EBAC

Pesquisa da EBAC revela que 62% dos brasileiros gostariam de mudar de área de atuação no trabalho. Saiba mais sobre essa tendência de trocar de carreira

62% dos brasileiros desejam trocar de carreira, revela pesquisa da EBAC
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/12/2023, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC) realizou uma pesquisa que revela um cenário interessante sobre a troca de carreira no Brasil. Segundo o estudo, 62% dos brasileiros gostariam de mudar de área de atuação e 47% acreditam que é possível aprender uma nova profissão e conseguir um trabalho em seis meses.

A pesquisa também mostrou que 35% dos respondentes têm interesse em fazer cursos online para atingir esse objetivo.

Os cursos online são a principal forma para as pessoas se capacitarem e funcionam como uma ponte entre o conhecimento adquirido no campo anterior e as competências necessárias no novo ramo”, explica Bárbara Miranda Teixeira, Head de Educação e Qualidade da EBAC.

Além disso, metade dos respondentes revelou que o principal objetivo ao realizar cursos EAD é ganhar melhores salários ou ter uma renda extra, enquanto 58% desejam fazer essas formações online para crescer profissionalmente. Uma maioria absoluta (87%) afirmou que gosta do seu ramo profissional, mas tem vontade de adquirir conhecimento para progredir ainda mais.

Fazer cursos e imergir em novas experiências não apenas agregam conhecimento, mas também promovem uma sensação de realização pessoal. A capacidade de se reinventar, adquirir novas habilidades e se adaptar a diferentes cenários é extremamente gratificante e abre portas para o futuro das pessoas”, afirma Bárbara.

Entre os entrevistados pela EBAC, 26% já mudaram de área de trabalho em algum momento de suas vidas. Desses, 39% fizeram cursos de até três meses de duração, enquanto outros 29% optaram por cursos de longa duração para realizar essa transição.

Um exemplo dessa tendência é a advogada Paula Cristina, 36 anos, que atua nas Forças Armadas há mais de 10 anos, mas recentemente passou por uma transformação profissional. Atualmente, ela faz o curso Profissão: Social Media Manager na EBAC com o objetivo de se especializar e trabalhar nessa nova área.

Eu me encontrei na profissão. Já estou aplicando os conhecimentos que eu adquiri. A partir do momento que eu decidi o que eu queria fazer, eu fui com tudo mesmo”, conclui Paula.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.