MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

80% das empresas não encontram profissionais; Veja CURSOS GRATUITOS da USP para se qualificar

Duas iniciativas da USP, com cursos gratuitos, tem o objetivo de qualificar as pessoas para o mercado de trabalho

80% das empresas não encontram profissionais; Veja CURSOS GRATUITOS da USP para se qualificar
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/04/2023, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um recente levantamento realizado pelo ManpowerGroup revelou que a escassez de talentos atingiu o nível mais alto dos últimos 17 anos, se tornando um verdadeiro pesadelo para 80% dos empregadores em busca de profissionais qualificados. 

Setores como bens de consumo, serviços de finanças e setor imobiliário lideram a lista, com 82% dos empregadores relatando dificuldades na contratação de profissionais qualificados. As indústrias de transporte, logística e automotiva, assim como as áreas de comunicação e assistência médica e ciências da vida, também enfrentam altos índices de escassez de talentos, chegando a 81%.

No Brasil, a situação não é diferente. Os estados do Paraná (86%), São Paulo (82%), Minas Gerais (76%) e Rio de Janeiro (74%) estão entre os líderes da ausência de profissionais qualificados, sendo que no Paraná a situação é ainda mais preocupante, com 52% dos empregadores do setor de Tecnologia da Informação (TI) relatando dificuldades em preencher as vagas abertas.

A crescente transformação digital tem sido apontada como um dos principais fatores para essa escassez de talentos. Com o avanço tecnológico, algumas habilidades específicas têm se tornado cada vez mais valorizadas, exigindo que os candidatos se qualifiquem e aperfeiçoem seus conhecimentos para se destacar no mercado de trabalho e preencher essa lacuna de talentos.

Cursos Gratuitos da USP para se qualificar

Diante desse cenário desafiador, plataformas educacionais têm se destacado ao oferecer cursos gratuitos e com certificado, como é o caso do Veduca. A plataforma oferece mais de 30 cursos gratuitos ministrados por professores renomados da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), abrangendo temas como sustentabilidade empresarial, matemática financeira, estatística, ecoinovação, gestão de projetos, fundamentos da administração, engenharia econômica, Word e Excel, entre outros.

"Com o Veduca, os candidatos têm a oportunidade de se qualificar e aperfeiçoar seus conhecimentos em áreas específicas, o que pode ser um diferencial importante na busca por uma colocação no mercado de trabalho. É uma forma de suprir a demanda por profissionais qualificados e contribuir para diminuir a escassez de talentos", destaca Rodrigo Alves, diretor do Veduca.

Para se inscrever nos cursos do Veduca, clique neste link: https://veduca.org/courses/.

Outra iniciativa que busca capacitar profissionais é o Projeto Redigir, da USP, que está com vagas abertas para o curso "Comunicação e Cidadania com Ferramentas da Língua Portuguesa". 

O curso aborda conceitos de gramática e redação, além de promover debates sobre temas atuais, com o objetivo de melhorar a comunicação e empoderar os participantes para que possam se envolver mais ativamente na sociedade.

Para se inscrever no cursos gratuito da ECA-USP, clique neste link.

+++Acompanhe as principais informações sobre Empregos, Estágio e Trainee no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.