MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

800 mil novos jovens aprendizes até 2010

O anúncio foi feita na última segunda-feira, durante a I Conferência Nacional de Aprendizagem Profissional.

Redação
Publicado em 25/11/2008, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciaram na última segunda-feira, em Brasília, durante a cerimônia de abertura da I Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional, que esperam inserir cerca de 800 mil jovens aprendizes no mercado de trabalho até 2010.

De acordo com o ministro do Trabalho, essa iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego tem a intenção de fazer cumprir a Lei 10.097, que estabelece que as empresas devem reservar de 5 a 15% do total de vagas para jovens aprendizes, com idade entre 14 e 24 anos, já existente e sensibilizar o empresariado a dar oportunidades aos jovens. “Quando se aposta na juventude, estamos investindo no futuro. Esse Brasil, que atingiu em outubro deste ano mais de 2 milhões de empregos formais, quer também dar oportunidades a estes jovens”, explica o ministro.

Já o presidente Lula alertou que não basta existir a lei, é preciso também criar condições para que ela possa funcionar. “Muitas empresas podem contratar, mas não contratam, muitas vezes, por receio ou desconhecimento. Nós vamos mudar esse quadro construindo parcerias. Também é importante que as empresas públicas contratem para servir de exemplo ao setor privado. O país está crescendo e precisando de mão-de-obra qualificada. Esses jovens aprendizes precisam de oportunidade para que daqui a alguns anos sejam grandes profissionais e não se voltem à marginalidade”, disse o presidente.

O evento tem duração de três dias, sendo que amanhã, dia 26, último dia, será anunciada a realização de um “Fórum Nacional Permanente pela Aprendizagem”, para promover o cumprimento espontâneo da Lei da Aprendizagem, mobilizando os envolvidos para que dêem continuidade à ação.

Patricia Magalhães
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Governo

Governo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

25/11/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.