MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O preço da mudança

Em sua coluna semanal, o professor Edison Andrades fala sobre as mudanças no mercado de trabalho.

Redação
Publicado em 12/07/2010, às 13h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Dizem que uma das únicas coisas que nunca mudarão são as mudanças. Ainda mais nos dias de hoje, marcados por uma globalização constantemente mutável.


No mercado de trabalho, as mudanças, por vezes, são mais acentuadas, causando desconforto e resistência naqueles que ainda não entenderam o novo mundo chamado Mercado de Trabalho ou ainda não se adaptaram a ele.


Não confunda flexibilidade com subserviência. Estão em grupos diferentes. Ser subserviente é estar sempre pronto a servir, ainda que isso possa causar grande mal a si mesmo. Está na categoria dos bajuladores e servis. Não significa que os subservientes não sejam flexíveis, até são, mas em condições de servos. E não é isso que atrai o mercado. Ser flexível é conseguir manter sua vontade e competência moldando-as ao ambiente que lhe é apresentado. Mudar com as mudanças faz parte dos hábitos dos vencedores. Saiba que toda vez que algo muda em sua vida significa que você deu um passo. Não posso afirmar que todo passo que damos é para frente, mas dar um passo, ainda que para trás ou para o lado, denota que estamos vivos. A presença da vida em nós é sinal de mudança.


A partir de hoje busque, primeiramente, enxergar o que está mudando ao seu redor e, em seguida, descubra o que você precisaria fazer para acompanhar essa mudança.


Penso que toda mudança é para melhor, mesmo que a concebamos como dor ou experiência negativa. Ainda assim ela poderá, mais adiante, ensinar-nos coisas preciosíssimas.


Trabalhei por cinco anos numa organização na área de vendas e serviços. Devido a mudanças constantes, meu chefe não sabia onde me alocar, pois gostava de meus serviços, mas os setores em que eu trabalhava eram extintos por motivos estratégicos. Confesso que sentia insegurança, mas preferi adaptar-me a tudo aquilo e fazer bom proveito. Não era fácil recomeçar tarefas inúmeras vezes. Um dia abriu uma oportunidade na área de treinamento e desenvolvimento, que era meu sonho desde quando fui admitido. A direção da empresa dava preferência para alguém que conhecesse todas as áreas da organização, pois julgavam que esse conhecimento garantiria maior agilidade nos programas de capacitação. Fui escolhido! ” Mudar é mais que uma questão de escolha. Mas de sobrevivência.


Ah! E nunca se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

Nosso espaço

Visite-nos e fale conosco em www.edisonandrades.com.br. Siga-nos no Twitter: profatendimento.


Veja também:


São Paulo: Hospital Albert Einstein oferece 114 empregos

Locomotiva: Região Sudeste é a campeã em geração de empregos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.