MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Admitem-se oportunidades

Nesta semana, o professor Edison Andrades fala das oportunidades profissionais que surgem ao longo de nossas vidas.

Redação
Publicado em 09/01/2012, às 10h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Tenho recebido, por parte de leitores e clientes, inúmeros contatos sobre a busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. Relatam insatisfação em suas funções atuais, pois estas não lhes oferecem aquilo de que necessitam, nem estão à altura de seus sonhos.

A aspiração por sucesso, boa remuneração e qualidade de vida parece ser uma unanimidade. Na maioria dos casos, após algumas análises, percebo que tais objetivos encontram-se muito mais próximos do que se imagina.


O ser humano possui uma inconformidade em relação às coisas já conquistadas. Perde o interesse rapidamente até mesmo por bens que, há pouco, encontravam-se no topo do sonho de consumo. Não é diferente com a carreira profissional. Na conquista de um novo emprego, as pessoas traçam metas e se preparam incessantemente para ingressar em determinada área ou segmento. Submetem-se a extensas filas em agências, a processos seletivos rigorosos e desgastantes, além de sujeitar-se a humilhações mediante a grande exigência do mercado. Ainda assim alguns, ao ingressarem numa determinada empresa, não valorizam o próprio sacrifício despendido. Esquecem tudo o que viveram e transferem para a empresa a responsabilidade pelo fracasso de seus sonhos.

Oportunidades podem estar debaixo de seus olhos? Um exercício bem válido para sanar essa dúvida é lembrar-se dos lugares nos quais já trabalhou e refletir sobre o que você poderia ter feito para se dar bem em cada um deles. Se, em sua retrospectiva, aparecerem algumas fantásticas chances desperdiçadas, não lamente, mas aja a partir de agora. Enxergue oportunidade onde poucos conseguem.


Todos desejam ser reconhecidos, admirados, recompensados e, consequentemente, promovidos. Esse ciclo somente ocorrerá se você admitir as oportunidades em sua vida profissional. Elas podem sim estar escondidas em sua atual função. Embora nem sempre apareçam tão explicitamente, elas sempre aparecem! Também é característico do ser humano, principalmente na condição de trabalhador, certa “miopia” perante as oportunidades que surgem ali, em sua função. Abra-se para novos aprendizados, culturas e tendências de mercado. Dê oportunidade às oportunidades que vierem ao seu encontro.


Saiba que nosso país vive um momento ímpar no campo das oportunidades. Nossa economia aqueceu e surgem linhas de crédito com maior acessibilidade ao público de baixa renda, o que resulta em maior poder de compra por parte do consumidor. Em contrapartida, é bom salientar que os clientes de hoje, em sua maioria, possuem referências dos melhores produtos e serviços do planeta, assim o grau de exigência aumentará exponencialmente. Como consequência disso, o mercado deverá ser atendido por melhores profissionais, o que resulta em maior exigência sobre candidatos e empregados. Portanto, além de rastrear oportunidades incessantemente, é preciso ter disposição para estar entre os melhores. “Oportunidades surgem para todos, mas somente alguns as transformam em sucesso”!

Ah! E nunca se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

Prof. Edison Andrades é sócio da Reciclare Consultoria & Treinamento.

Site: www.reciclareconsultoria.com.br

E-mail: edison@reciclareconsultoria.com.br.

Veja também:

São Paulo: Atento busca 382 teleoperadores na capital


Vários Estados: Drogasil seleciona portadores de deficiência

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.