Os corvos

Colaborador interno, meu principal cliente. Mas que tipo de colaboradores realmente são os verdadeiros cliente

Redação
Publicado em 16/11/2009, às 10h01

* Profº. Edison Andrades

Colaborador interno, meu principal cliente. Mas que tipo de colaboradores realmente são os verdadeiros clientes?

Uma organização visionária entende que o único bem intangível que poderá fazer toda a diferença numa competitividade está diretamente ligada aos seus funcionários, pois produtos, serviços, tecnologia e infra-estrutura são facilmente copiadas pela concorrência. No entanto, por que muitas empresas são resistentes quanto ao investimento nestes?

O problema muitas vezes não está somente na falta de visão por parte das corporações, mas também devido aos perfis que se apresentam internamente. Como assim?

Infelizmente, ainda temos um índice muito alto de colaboradores que jogam contra, ou seja, estão contra a própria empresa. Algo para pensar: se você fosse um técnico de futebol e entre os jogadores houvesse um que em quase todas as partidas fizesse gols contra, você permaneceria com ele em campo? Obviamente que não. É exatamente isso que ocorre no mercado de trabalho, pois muita gente faz vários gols contra durante seu expediente, mas ainda existe muita tolerância por parte das gestões. Costumo identificar três tipos de colaboradores. São eles:


- Tipo a favor: são pessoas que torcem para que as coisas deem certo, buscam inovação, se preocupam com seu par, ajudam no que for preciso, não reclamam do seu salário, afinal foram elas mesmas que aceitaram tal remuneração, não entram em roda de fofocas, se alimentam de coisas boas (leitura, programas que assistem, músicas que ouvem etc.), ou seja, fazem toda a diferença positiva onde quer que passem, pois sempre possuem na “ponta da língua” boas novas para serem proliferadas ao seu próximo. Enfim, pessoas “SHOW”.


- Tipo indiferente: são aqueles que não influenciam nem negativamente e muito menos de forma positiva, pois se encontram em “outro mundo”, um mundo só deles. São pessoas alienadas às coisas de sua empresa, que cumprem apenas o horário, batem o cartão exatamente no horário acordado no contrato de trabalho, pois o trabalho para eles é apenas um cumprimento de tabela. Pessoas que passam por nossa vida e não a alteram em nada, preferem o seu próprio mundo, são pessoas que não compartilham conhecimento e estão esperando dar o tempo de serviço para, então, gozarem da aposentadoria, já que nascem com este objetivo.


- Tipo do contra: estes são os grandes “corvos” das organizações, andam geralmente em bando, pois adoram levar alguém para o caminho errado, não se contentam com o sucesso alheio, sempre oferecem o que possuem de pior, são os poluidores de ambiente, sempre trazem novidades negativas (ex. demissões em massa, dissídio baixo, falência da empresa etc.), ensinam aos novatos tudo que vai contra as normas e critérios da empresa. Falam mal do patrão, da empresa e do próprio salário, mesmo que vivam dele (salário). Sempre planejam algo que os fará ganhar alguma coisa de forma ilícita, induzem outras pessoas as suas malignas histórias, contam para os clientes externos os problemas internos e sempre julgam a concorrência como melhores que a empresa que prestam serviço.

E aí, em qual destes você se encontra?

Ah! E nunca se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

Nosso espaço:

Envie sua mensagem para nosso blog: blog.jcconcursos.uol.com.br/professoredison,

ou para o e-mail:  edison.andrades@terra.com.br. Terei imenso prazer em recebê-la.

Grande abraço.

* Profº Edison Andrades é Psicólogo - Especialista em desenvolvimento profissional e aconselhamento de carreira (Counseling); MBA; Escritor (autor do livro: Como Perder o Emprego (com competência)- Giz editorial); ex-Diretor de RH. É professor universitário atuando nas áreas de Administração e Marketing. Como consultor e palestrante atua em algumas das principais empresas nacionais e multinacionais do país. É palestrante e instrutor organizacional há mais de dez anos, onde destaca-se devido sua performance teatral, motivacional e irreverente ao transmitir conhecimentos. Marque uma consulta e conheça sua metodologia. contatos:  e-mail: edison.andrades@terra.com.br;  site: www.edisonandrades.com.br.

Comentários

Mais Lidas