MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

As promessas do Ano Novo

Sempre ouvi as pessoas fazerem grandes promessas para o ano que virá e até aí não há problemas.

Redação
Publicado em 28/12/2009, às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

* Profº. Edison Andrades

Sempre ouvi as pessoas fazerem grandes promessas para o ano que virá e até aí não há problemas. O fato é que geralmente as promessas se repetem ano após ano. Daí, o sujeito se encontra no dia 31 de dezembro repetindo as mesmas metas do ano anterior. Por que será?

Existem muitas pessoas que desejam boas novas, mas não se esforçam para tornarem seus sonhos realidade, e ficam o ano inteiro perdidos em seus afazeres rotineiros, ao invés de focarem em seus objetivos, teoricamente, acordados às vésperas do Ano Novo. É como se no reveillon bastasse apenas colocar uma roupa branca, comer um prato de lentilhas, soltar um monte de fogos e fazer um pedido, que as coisas logo no próximo dia útil de janeiro estivessem realizadas! Parem com isso, meus amigos.

Cada um veste e come o que quiser no dia 31, mas não se apegue as superstições antes de fazer a sua parte. Tem pessoas que além de todos os rituais que mencionei acima, ainda bebem “todas” e anestesiam-se na virada do ano, como se a realidade não estivesse a dois dias de você.

Conheço pessoas que julgam o dia primeiro de janeiro como o início de uma nova vida, e acho isso até muito saudável, mas aproveite este finalzinho de ano e se prepare para esta NOVA vida que acabou de vislumbrar, mas não apenas com ilusões e apegos místicos, mas quem sabe com uma palavrinha mágica chamada: “Planejamento Estratégico”. Como assim? Vou simplificar e tentar deixar minha contribuição nestas poucas linhas que me restam para que o ano de 2010 realmente seja cheio de realizações em sua vida, e  não apenas um ano a menos para sua aposentadoria.

Existe uma frase que diz: “ação sem planejamento é risco, mas planejamento sem ação é sonho”. Esta frase nos ensina que se apenas ficarmos planejando talvez nunca consigamos alcançar nada (mais ou menos o que a grande massa faz no dia 31 de dezembro), também aprendo que se realizarmos algo de forma impulsiva  poderemos sofrer grandes riscos, ou seja, poderá dar certo, mas por uma questão de sorte.

Preparei cinco dicas e mais uma, especialmente para o seu 2010:
1) Não crie mais de três grandes metas, para garantir sucesso e com isso ganhar estímulo para as metas futuras. Aconselho também a não divulgar para o mundo suas metas, para evitar mais uma barreira: a inveja alheia.
2) Após cada objetivo, os separe em menores pedaços (em estratégia chamamos isso de plano tático), pois verificará como poderia destrinchar seu grande sonho. Esta etapa é de extrema importância, pois neste momento podemos discernir o que depende totalmente de nós (nossos recursos, atitudes, disponibilidade etc.) e o que dependemos de fatores externos (recursos externos, pessoas, mercado etc.).
3) Trace um cronograma, que significa colocar prazos e datas para tais realizações. Nós, seres humanos, necessitamos de uma “pressãozinha”, até porque dia 31 de dezembro de 2010 está a cada dia mais próximo, e se vacilarmos, fecharemos o ano novamente com as mesmas pendências.
4) Decida o que fará, de prático, em cada etapa de seu plano. Quais serão as ações concretas que deverá  operacionalizar para que o objetivo vá se formando. Não poupe esforços  para tudo que depender de você. Pois, lembre-se: a recompensa será fantástica.
5) Não abandone em nenhum momento o plano maior, ainda que pareça impossível em alguns momentos. As dificuldades são apenas testes para nossa persistência.
6) A mais importante: sempre inclua Deus em todos os seus planos.

Boas festas e sucesso.

* Profº Edison Andrades é Psicólogo - Especialista em desenvolvimento profissional e aconselhamento de carreira (Counseling); MBA; Escritor (autor do livro: Como Perder o Emprego (com competência)- Giz editorial); ex-Diretor de RH. É professor universitário atuando nas áreas de Administração e Marketing. Como consultor e palestrante atua em algumas das principais empresas nacionais e multinacionais do país. É palestrante e instrutor organizacional há mais de dez anos, onde destaca-se devido sua performance teatral, motivacional e irreverente ao transmitir conhecimentos. Marque uma consulta e conheça sua metodologia. contatos:  e-mail: edison.andrades@terra.com.br;  site: www.edisonandrades.com.br.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.