MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Sucesso profissional. Sorte ou azar?

Quando olhamos para profissionais de sucesso, aqueles que saem em capas de revistas de negócios.

Redação
Publicado em 26/01/2010, às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

* Profº. Edison Andrades

Quando olhamos para profissionais de sucesso, aqueles que saem em capas de revistas de negócios, ficamos questionando até que ponto para se ter sucesso e conquistarmos uma boa posição no mercado de trabalho deveremos ter sorte. Será mesmo que é uma questão de sorte?


Eu acredito em sorte, mas creio mais em esforço e dedicação. Isso me lembra uma frase de Anthony Robbins, que disse: “dizem que sou um cara de sorte. Só sei que quanto mais me esforço, mais sorte tenho.”

Por vezes vejo muita gente que se conforma com o sucesso dos outros e se coloca na posição de apenas expectador da vitória alheia, daí ficam vestindo uma capa de: “o destino quis assim”.

Amigos, não pensem que as pessoas bem sucedidas deste planeta não tiveram uma pitadinha de sorte, creio que houve isso sim, mas o fato é que talvez estivessem mais sensíveis e preparadas a enxergar a tão sonhada “sorte” do que outras. Não acho pertinente ficarmos, durante nossa trajetória terrestre, aguardando a sorte bater à nossa porta por que isso ocorre com poucos, mas proponho a você que faça outro exercício, talvez menos cômodo que é: PREPARE-SE PARA A SORTE. Quando comento isso muita gente rebate dizendo: “sorte é sorte, não precisa de preparação!” Não concordo.


Você já viu alguém que ganhou na loteria sem ter jogado? Alguém que foi promovido sem ter ingressado em nenhuma empresa?


O fato é que você pode até conhecer pessoas que tiraram a “sorte grande”, mas por não estarem preparadas para isso correram o risco da perda. Até quando vamos achar que o que é bom está reservado para os outros e que nós nascemos para ter uma vidinha como deus quer? Desculpem-me, mas existe um Deus com letra maiúscula que não quer isso, viu?

Gastamos muito tempo em nossa vida em função do trabalho, pois pesquisas revelam que 70% do tempo que ficamos acordados, estamos em função do trabalho, ou seja, podemos até não estar trabalhando, mas estamos pensando nele ou falando dele. Sei que é difícil desligar, mas você poderia aproveitar os 30% que teoricamente estão sobrando com uma bela preparação para o seu dia de sorte. Saiba que precisamos nos preparar em pelo menos três aspectos. São eles:

- Intelectual/psicológico. Tenha uma boa visão sobre as coisas; não deprecie tudo que vê; exercite sua mente com boas leituras, bons programas; esteja bem informado e se aplique a estudar, principalmente, assuntos relevantes ao que você executa profissionalmente, assim terá um diferencial em relação à maioria;

- Físico. Cuide de sua saúde. Você ganhou de presente seu corpo, porque o trata tão mal às vezes? Não adianta ficar esperando a sorte, se quando ela chegar não tiver saúde para desfrutar de seus “manjares”;

- Espiritual. Tenha fé e disciplina em suas orações. Algumas pessoas só buscam seu Criador quando a coisa aperta, e após ficar tudo bem O esquecem novamente. Tenha equilíbrio em seus pensamentos e atitudes, seja praticante em sua doutrina, tornando-se assim, uma referência do bem, onde quer que ande.

Portanto, ao invés de aguardar a sorte bater em sua porta, que tal bater a porta na cara do azar?


Ah! E nunca se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

Nosso espaço:

Envie sua mensagem para nosso blog: blog.jcconcursos.uol.com.br/professoredison ,

ou para o e-mail:  edison@edisonandrades.com.br. Terei imenso prazer em recebê-la.

Grande abraço.


* Profº Edison Andrades é Psicólogo - Especialista em desenvolvimento profissional e aconselhamento de carreira (Counseling); MBA; Escritor (autor do livro: Como Perder o Emprego (com competência)- Giz editorial); ex-Diretor de RH. É professor universitário atuando nas áreas de Administração e Marketing. Como consultor e palestrante atua em algumas das principais empresas nacionais e multinacionais do país. É palestrante e instrutor organizacional há mais de dez anos, onde destaca-se devido sua performance teatral, motivacional e irreverente ao transmitir conhecimentos. Marque uma consulta e conheça sua metodologia. contatos:  e-mail: edison.andrades@terra.com.br;  site: www.edisonandrades.com.br.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.