MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Pipoca com sabor de família

Artigo do professor Edison Andrades

Edison Andrades
Publicado em 29/05/2015, às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Hoje, não é apenas o homem que disputa seu lugar no tão competitivo mercado de trabalho, a mulher também tem o seu espaço lá, portanto, em muitos casos, temos famílias inteiras extremamente comprometidas, devido à vida agitada do casal. Mas existiria outra forma de vencer profissionalmente? Vencer sem ofertar ao mercado de trabalho algo a mais do que o convencional? Sem permanecer por mais tempo na empresa, cumprindo uma maior carga horária?

Creio que a resposta mais coerente seja “não”. Como conciliar família e trabalho sem haver perda em algum dos lados? No fundo, é pelos familiares que trabalhamos tanto e são também eles que necessitam de nossa presença!

A causa de problemas, nesse aspecto, não se encontra somente na inversão de valores, tais problemas podem ser vencidos com uma eficiente administração do tempo (para muitos isso é apenas um método teórico). Quando lemos dicas sobre administração do tempo, deparamo-nos com várias regras que, na teoria, parecem bastante plausíveis, mas, na prática, não nos parecem factíveis. Portanto não pretendo enumerar dicas e regras sobre esse tema, até porque existem profissionais bem mais inteirados sobre esse assunto específico. Desejo que você observe o que pode estar ao seu alcance.

O problema não está somente naquilo que enxergamos, mas quase sempre no que não vemos. Estudos mostram que ocupamos 70% do tempo em que estamos acordados com o trabalho, ou seja, os outros 30% de nosso tempo sobrariam para dedicarmos ao que vale a pena. Mas, quase sempre, usamos esse tempo como extensão daqueles 70%, na maioria das vezes, em forma de murmuração. Assim fica difícil sobrar tempo para alguma outra coisa!

Sou um grande defensor de que podemos unir trabalho e família numa única relação. Acredito que podemos tornar essa relação extremamente agradável, desde que exista o consentimento de todos os lados, ou seja, não force as pessoas a sempre ouvirem os seus relatos profissionais, mas procure, nesses pequenos momentos (os 30%), interessar-se também pela história dos outros, procure, por exemplo, saber sobre o dia de seu filho na escola. Quem sabe possa realizar uma ligação para aquela saudosa tia, apenas para mandar um abraço. Aproveite e envie uma mensagem, via celular, para alguém muito especial. Que tal ouvir os sonhos de seu cônjuge em relação à vida de vocês?

Entretanto a vontade de muitos é chegar a casa e apenas se jogar num sofá, não fazer mais nada. Ligar a TV e assistir àquele programa “vazio” como estratégia para esquecer a rotina profissional que acabou de viver. Então faça isso! Sim, faça o que está com vontade. Mas convide mais gente para participar. Acomode-se, nesse mesmo sofá, com sua família e curtam, JUNTOS, o que, em princípio, seria o seu momento de lazer. Esse pode ser o momento de todos, já que eles fazem parte de tudo que você tem. E não esqueça a pipoca!

Prof. Edison Andrades é escritor, palestrante e sócio da Reciclare Treinamento. www.facebook.com/professor.edison.andrades

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.